quinta-feira, 15 de março de 2012

Cohap descobre invasão de 2 casas no Prómorar; uma delas foi danificada


Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz


O presidente da Companhia Municipal de Habitação Popular (Cohap) de Votorantim Jaime Rangel alerta que duas casas do Conjunto Habitacional Mário Augusto Ribeiro sofreram ação criminosa de invasão. Segundo Rangel, essas residências foram invadidas após o falecimento dos beneficiários a morar no local.
No dia 5 de março deste ano, o presidente da Cohap foi visitar as casas, após denúncias de moradores da região. As duas moradias invadidas estão localizadas na rua Rosa Pereira de Oliveira Ortolan. “As portas foram arrombadas e as fechaduras trocadas. Depois de fazer tudo isso, a invasora colocou suas coisas dentro da residência junto com seus filhos”, comenta. Segundo Rangel, a invasora deixou claro que só sairia do local com determinação judicial. Mesmo com a ameaça, a Cphap ingressou impetrou uma Ação de Reintegração de Posse, com pedido de liminar.
A segunda casa foi invadida por um jovem casal. Até as 10h30 da segunda-feira (5/3), o casal ainda dormia no interior da localidade. O presidente da Cohap conta que a casa foi depredada, além de ter sido constatado o furto de toda fiação elétrica, encanamento, vaso sanitário, torneiras. As portas de entrada e as internas, além das venezianas e vitrô da cozinha foram danificadas. 
Segundo Rangel, a recuperação da moradia está avaliada em cerca de R$ 8 mil (entre materiais e mão de obra) e será realizada quando a família que nela for habitar estiver definida, visando garantir que não sofra novas invasões e nem depredações. Em visita ao local, o presidente da Cohap foi acompanhado por funcionários da Companhia e energicamente bateu na porta, exigindo que o casal deixasse a casa. Ao sair da moradia, o jovem de apelido “Alemão”, acompanhado de sua mulher, passou a fazer ameaças a Rangel. Frente às ameaças e do arrombamento da casa, a Cohap abriu boletim de ocorrência e Rangel disse que vai representar judicialmente contra “Alemão”.
As duas casas já têm as futuras famílias definidas, por uma ação conjunta da Comissão Municipal de Assistência Social (COMAS) e a Vara da Infância e Juventude do Judiciário da cidade, que possui um cadastro de famílias em situação de risco social que não possui moradia. “A escolha da família para ocupar uma dessas casas vagas, só ocorre após criteriosa avaliação, e que o número de famílias não é pequeno”, argumenta.
Jaime Rangel apela para que as famílias que moram nas casas do Programa de Desfavelamento (Itapeva, Vila Pedroso, Votocel e Vila Garcia), se notarem qualquer irregularidade na ocupação das casas, que comunique a Companhia pelos telefones 3243-3878, 3343-3475, ou até mesmo se dirija a Companhia, situada na rua Manoel Ramos, 175, no Jardim Paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim