terça-feira, 6 de março de 2012

Detentos da região de Sorocaba convivem com a superlotação

Do G1 Sorocaba e Jundiaí


Presídios têm capacidade para 144 presos, mas abrigam 328.
Situação deve melhorar com inauguração de duas novas unidades este ano.

Assista a matéria:
Enquanto aguardam o julgamento, detentos da região de Sorocaba, interior de São Paulo, deveriam ficar em cadeias ou em centros de detenção provisória. Mas muitos prisioneiros que já tiveram sentença decretada ainda não foram transferidos.
Dados divulgados pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo mostram que a falta de vagas é o principal problema. Ao todo, a região possui nove unidades prisionais: quatro cadeias, dois centros de detenção provisória e três penitenciárias, que têm capacidade máxima para 144 presos, mas abrigam 328.
A Cadeia Pública Feminina de Votorantim, também no interior do Estado, possui espaço para 48 presas, mas está com 119 detentas e já chegou a abrigar mais de 200. Em setembro de 2011, o Mistério Público determinou que a lotação máxima da cadeia não ultrapassasse o dobro da capacidade.

Em obras

Dois complexos prisionais estão sendo construídos na região: um feminino, em Votorantim e outro masculino, em Capela do Alto. Juntas, as unidades prisionais oferecerão 1.536 vagas, que ainda serão insuficientes, pois, se fossem abertas hoje, ainda faltaria espaço para 2.663 detentos.
A previsão é de que as obras na região de Sorocaba sejam entregues no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim