Diário de Sorocaba
Os alunos dos quintos anos das escolas municipais de Votorantim, contemplados pelo Programa "Cinema e Educação", estão desenvolvendo trilhas sonoras dos próprios filmes. Os filmes são produzidos pelas crianças durante as oficinas do Programa, oferecido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação, sob organização da Planeta Educação, empresa especializada na implantação de soluções educacionais inovadoras. Durante as oficinas, os alunos são orientados quanto à linguagem cinematográfica e a importância da trilha sonora, composta de efeitos que fazem toda a diferença nas produções fílmicas dos estudantes.
"Com a atividade de captação de sons, os alunos entenderam melhor a função da trilha sonora de um filme, que tem por objetivo ajudar na transmissão da mensagem e ainda colaborar com a carga de sentimento que o filme quer nos passar, fazendo-nos chorar, sorrir, sentir pena, revolta, compaixão, enfim, tantos sentimentos que só são possíveis porque a trilha sonora é parte essencial da linguagem dessa importante arte que é o Cinema", explica Erika de Souza Bueno, coordenadora do Programa"Cinema e Educação".
Durante a atividade, os alunos aprenderam ainda que o silêncio é fundamental para produzir e gravar sons, tais como o barulho do motor do carro de uma professora, a colher tinindo dentro de uma xícara na cantina, o ruído da porta da sala de aula e a tosse de um aluno resfriado, entre tantos outros sons que farão parte dos filmes que eles vão produzir ao longo do ano. "Eu gosto muito da oficina porque meu sonho era fazer alguma coisa parecida com teatro e cinema. Além de poder trabalhar com tudo isso, a gente se diverte. É muito bom aprender sobre isso", conclui Amanda, aluna da EMEF Professora Edith Maganini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.