quinta-feira, 29 de março de 2012

Macrometrópole soma 1,4 milhão de habitantes e PIB de R$ 34 bilhões

Notícia publicada na edição de 29/03/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 012 do caderno A

 Aeroporto de Sorocaba dispõe de importante centro de manutenção de aeronaves e futura unidade da Embraer. Ao lado, secretário de Estado, Edson Aparecido - Por: ALESP



 Um estudo da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa), subordinada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, mostra que a Aglomeração Urbana de Sorocaba integrará 22 dos 173 municípios de toda a macrometrópole paulista, ocupando uma área de 6,08 quilômetros quadrados, o que representa 12,19% de todo o território da macrometrópole e 2,45% do Estado. A população de 1.447.331 na AU de Sorocaba corresponderá a 4,74% da macrometrópole e 3,51% do Estado e somará o PIB de R$ 34,1 bilhões, o correspondente a 3,81% da macrometrópole e 3,15% do Estado. Os deslocamentos da população que reside nos 22 municípios e viaja de um para outro é chamado de fluxo pendular e atingiu o número de 46.319 no estudo. "São viagens das pessoas que deslocam-se para, por exemplo, trabalhar, estudar ou utilizar serviços de saúde", disse o secretário Edson Aparecido.

Pelos trabalhos da emplasa a AU de Sorocaba caracteriza-se industrialmente pela diversidade, encontrando-se desde o tradicional setor de fiação de tecelagem até o de componentes aeronáuticos. Cita que nos últimos anos recebeu novas empresas de diversos gêneros industriais, sobretudo os intensivos em capital, atraindo diversas cadeias de fornecedores. Refere-se à proximidade das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas e com o aeroporto de Viracopos e da hidrovia Tietê-Paraná e considera como excelente a estrutura viária.
Sobre Sorocaba, aponta que tem uma posição privilegiada para o acesso aos países do Mercosul e bloco comercial da América Latina, possui um importante polo de manutenção de aeronaves, a Estação Aduaneira do Interior (Eadi) para agilizar a importação e exportação de produtos da região e é servida por importantes estradas como a rodovia Castello Branco (SP-280) e a Raposo Tavares (SP-270), que fazem ligação para São Paulo. Sobre Iperó destaca o campo da pesquisa e tecnologia, abrigando o Centro Experimental Aramar (CEA), que faz parte do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), divisão militar que trabalha em pesquisa e desenvolvimento de sistemas nucleares e energéticos para propulsão naval. A respeito da indústria de Itu informa que está predominantemente vinculada aos setores de alimentos e bebidas, metalurgia, eletroeletrônica e cerâmica.(L.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim