quinta-feira, 1 de março de 2012

Samu Regional deve iniciar serviço às 8h

Jornal Cruzeiro do Sul
Samira Galli


Horário cogitado era 0h desta quinta-feira, mas foi revisto





 Serviço começa a funcionar para 10 cidades - Por: Pedro Negrão

 Ao todo 12 cidades da região estão integradas ao projet - Por: Pedro Negrão


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional deve começar a funcionar hoje a partir das 8h. Inicialmente, a previsão é que tivesse iniciado as operações às 0h, conforme anunciado nesta quarta-feira pelo secretário de Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe. Mas ocorreu um erro de informação entre os coordenadores do projeto, e o novo horário foi confirmado nesta quarta-feira à tarde, ocasião em que houve a inauguração do Samu Regional. As 12 cidades participantes serão inseridas no projeto de forma gradativa ao longo do dia. De acordo com o coordenador regional, Roberto Kuke, até o final do dia todas as cidades devem estar com o atendimento centralizado em Sorocaba.

Integram o Samu Regional: Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pliar do Sul, Porto Feliz, Sorocaba e Votorantim. Mas este número não é restrito. "Existe um trâmite burocrático caso algum outro município queira se candidatar a entrar no projeto", destaca Kuke. Segundo ele, mesmo que aumente o atendimento no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), por causa do serviço, os munícipes sorocabanos não serão prejudicados. "Temos a preocupação em não sobrecarregar o sistema, mas Sorocaba não será referência para novos leitos, apenas os casos mais graves." Os prefeitos de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), e de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), discursaram na cerimônia e os demais participaram do descerramento da placa.

Política nacional

Não é apenas o Samu Regional que faz parte da política nacional de Rede de Atenção às Urgências. Além do serviço, a Rede engloba outros componentes que igualmente devem ser implantados nas cidades participantes: Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde; Atenção Básica em Saúde; Samu 192 e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências; Sala de Estabilização; Força Nacional de Saúde do SUS; Unidades de Pronto-Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas; Unidade Hospitalar; e Atenção Domiciliar. "As Prefeituras terão agora que garantir todas as demais iniciativas, através de um conselho de saúde composto pelos secretários municipais para discutir toda a implantação", lembra o deputado estadual Hamilton Pereira (PT).

Hamilton lembrou que a elaboração do projeto do Samu Regional é somente a primeira das etapas a serem percorridas. "Segundo a própria portaria do Ministério da Saúde, os municípios devem apresentar um levantamento minucioso com vários dados de saúde locais". A elaboração de um projeto de Samu Regional exige, na primeira das dez etapas a serem percorridas, que os municípios apresentem levantamento sobre área de abrangência; rede de assistência à saúde, desde atenção básica a hospitalar; situação da rede de Urgência e Emergência; ações desenvolvidas para apoio à captação de órgãos e políticas de humanização; mapa da malha viária com a localização das unidades de saúde, Central de Regulação e ambulâncias; elaboração do Plano Regional de Atenção às Urgências.

Desde 2008, Sorocaba já recebeu mais de R$ 5 milhões do Governo Federal, repassados para a UPA 24 horas, diretamente para o Samu. "A inauguração do Samu Regional é o primeiro passo para integração da saúde de toda região através de benefícios das políticas nacionais", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim