quinta-feira, 1 de março de 2012

Uso de aparelhos sonoros deve ser proibido em ônibus de Sorocaba

 Do G1 Sorocaba e Jundiaí


Projeto foi aprovado em sessão da Cãmara nesta terça-feira (28).
A regulamentação ainda passará por segunda votação.


Um projeto de lei que regulamenta o uso de aparelhos sonoros no transporte coletivo de Sorocaba, no interior de São Paulo, foi aprovado em primeira discussão, em sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (28).

O projeto é de autoria do vereador Francisco França (PT). Segundo ele, a popularização da tecnologia e consequentemente a modernização dos celulares facilitou a interatividade, porém, também acelerou uma invasão de privacidade que tem incomodado muita gente, principalmente nos ônibus. Usuários estão utilizando os celulares para ouvir músicas em alto volume.

Ainda de acordo França, o projeto surgiu das inúmeras reclamações recebidas por ele sobre o desrespeito comum no interior da frota que atende o transporte público do município. Os motoristas reclamam que o alto volume atrapalha a concentração para conduzir o veículo e ouvir o aviso sonoro de parada. “Esses fatores aumentam o estresse da categoria”, enfatizou.

Além de proibir o alto volume nos aparelhos celulares e outros aparelhos, a regulamentação obriga as empresas prestadoras de serviços no transporte público a afixarem cartazes para dar publicidade à lei. O projeto ainda passará por segunda votação.

Votorantim

Na última sessão legislativa, realizada no dia 13 de fevereiro, a Câmara de Votorantim, cidade vizinha de Sorocaba, também aprovou por unanimidade um projeto semelhante. O documento foi encaminhado à administração municipal para ser sancionado pelo prefeito.
A utilização de aparelhos de som, telefones celulares ou qualquer tipo de equipamento sonoro só será permitida com o auxílio de fones de ouvido. Os infratores serão alertados a desligar o aparelho e, em caso de descumprimento, receberão multa no valor de R$ 286,66.
A proibição não é válida apenas para rádios de comunicação usados por policiais, guardas municipais e outros funcionários de segurança e serviços de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim