quinta-feira, 1 de março de 2012

Enfim, Samu Regional entra em operação

  Rede Bom Dia
Carla de Campos

Serviço beneficia mais de 1 milhão de pessoas em 12 cidades da região que já confirmaram participação


A partir das 8h desta quinta-feira (1) entra em operação o Samu Regional, sistema que vai congregar e regular o atendimento de urgência em 12 cidades da região: Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz e Votorantim, além de Sorocaba, que somam uma população de  1.100 milhão pessoas.
A Central de Regulação Integrada das Urgências e Emergências de Sorocaba, localizada na sede do Corpo de Bombeiros do bairro Cerrado, vai centralizar todas as ligações para o telefone 192. A partir do atendimento, é acionada a unidade que permanece em cada município conveniado com o sistema do Samu Regional. A inauguração do novo serviço foi realizada no final da tarde de ontem, com a presença do prefeito Vitor Lippi e representantes das cidades conveniadas. 
Como Sorocaba, onde está instalado o CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba), é a referência em atendimento de saúde para as cidades da região, a preocupação era de que houvesse uma sobrecarga no sistema.
De acordo com o coordenador do Samu Regional, Roberto Kuke, este aspecto  foi amplamente discutido durante o processo de concepção do serviço. “Em um primeiro momento não é para sentirmos este impacto. Mas certamente vai aumentar o volume de atendimentos no Hospital Regional”, analisa. Segundo Kuke, a discussão com os municípios passou pela necessidade de cada um absorver o que for de sua responsabilidade.  



Ambulâncias 


 Cada cidade conveniada recebeu do Ministério da Saúde uma ambulância. Alguns veículos estavam parados  há mais de um ano, aguardando a instalação do serviço que dependia da inauguração da Central de Regulação Integrada das Urgências e Emergências, agregada ao Corpo de Bombeiros, o que ocorreu no dia 3 de fevereiro.
Antes disso, muitas cidades protestaram  e ameaçaram desistir do convênio. Uma delas foi Porto Feliz que, apesar da polêmica inicial, não chegou a devolver a ambulância e acabou agregando-se ao serviço. Outra nova adesão foi da cidade de Boituva, que ainda aguarda a chegada de sua ambulância.
“Agora temos a capacidade de  potencializar o atendimento de saúde, evitando o uso desnecessário”, disse o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, em nome dos prefeitos conveniados. Já o prefeito Vitor Lippi lembrou que a eficiência do serviço de urgência e emergência é um desafio. “O Samu veio organizar isso e hoje estamos dando um passo importante em toda a região”, afirma.


Faltava leitos 



A falta de leitos de UTI em Sorocaba foi um dos motivos de atraso na implantação do Samu Regional, já que os atendimentos de maior complexidade serão encaminhados para o CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba).  Recentemente, a direção da unidade  anunciou a instalação de 10 novos leitos, totalizando 20. Até março, a meta é chegar a 30.


Cada um faz o seu

As prefeituras de cada cidade que integra o Samu Regional são responsáveis por manter uma base de operações de onde serão despachadas as ambulâncias acionadas por meio da Central de Sorocaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim