Dentro do ginásio, mais festa para o ex-jogador, que destacou o caráter educativo e apolítico do projeto - Por: Pedro Negrão
Na chegada, Zico foi saudado por crianças votorantinenses, que formaram um corredor de boas vindas - Por: Pedro Negrão
À noite, a equipe Master Zico 10 venceu um combinado de Votorantim - Por: Luiz Setti
A unidade da escola Zico 10, que atenderá aproximadamente 500 crianças da rede municipal de ensino de Votorantim, foi lançada ontem com a presença do ex-jogador do Flamengo, Udinese, Kashima Antlers e seleção brasileira e atual técnico da seleção do Iraque. Zico e o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) assinaram o convênio que viabiliza o projeto e falaram com crianças que serão atendidas pela escola. O evento foi realizado no Sesi de Votorantim.
A unidade votorantinense da Zico 10 começará a funcionar dentro de 15 dias. Na rápida entrevista coletiva que concedeu antes de ser recebido por centenas de futuros alunos, o ex-jogador afirmou que o objetivo do projeto não é revelar novos jogadores, mas colaborar com a educação de crianças entre 9 e 10 anos de idade. Para participar das aulas de futebol, é obrigatório frequentar as aulas. Inicialmente, serão atendidos estudantes das escolas Izabel Ferreira Coelho, Dides Crispin, Maria Luiza Jacowics, Antônio Marciano e Sueli de Paula.
"As regras que existem dentro do futebol podem muito bem servir também para a vida", afirmou Zico, que tem unidades da rede espalhadas por 15 Estados brasileiros, atendendo a aproximadamente 25 mil crianças. Em São Paulo, há escolas nas cidades de Sabará, São Bernardo do Campo e Vinhedo. "Não sossego enquanto não atingir todos os Estados", disse. Segundo ele, o objetivo é que o número de atendidos em Votorantim chegue a 800.
O técnico da seleção do Iraque também comentou sobre a conotação apolítica do projeto que criou. "Não vi ambição do prefeito (Pivetta) de estar do lado do Zico para fazer o projeto e se beneficiar disso", citou. Ele ainda prometeu a realização de cursos de capacitação para os professores, "que não serão técnicos de futebol, mas educadores". Também afirmou que não faz o papel de empresário, mesmo que algum talento seja revelado: "Não iremos empresariar nenhum garoto. O que a gente pode fazer é orientar e encaminhar. Não estamos preocupados que saia nenhum Neymar."
Ao final da rápida entrevista coletiva, Zico encontrou-se com o ex-goleiro Márcio, que defendeu o São Bento na partida contra o Flamengo, disputada no Maracanã, em 1979, pelo Campeonato Brasileiro. Naquele dia, o Galinho fez dois gols na vitória flamenguista por 4 a 0.
Depois de falar com os jornalistas, Zico foi recebido pelas crianças no ginásio de esportes do Sesi. Ele falou sobre o projeto, assinou o convênio com a Prefeitura, tirou fotos e entregou simbolicamente o material de treino (que será distribuído gratuitamente pela Prefeitura) a um aluno de cada escola atendida.
À noite, a equipe Master Zico 10 venceu um combinado de Votorantim por 8 a 2, em jogo disputado no Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri com presença de 2.500 pessoas. A partida teve atrações como Júnior Baiano, Djair, Djalminha, Leandro Ávila, Gelson Baresi, Edinho, Donizete Pantera, Beto, Athirson, Cláudio Adão, Amoroso, Margarida (árbitro), além do próprio Zico.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.