domingo, 22 de abril de 2012

Anel ferroviário é prioridade em reunião com ALL

Diário de Sorocaba



 Anel ferroviário vai desafogar o trânsito quando mais empresas se instalarem na cidade (Foto: Divulgação)


O deputado estadual sorocabano Carlos Cezar defendeu a implantação de um anel ferroviário em Sorocaba como prioridade em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista realizada esta semana no Plenário da Assembleia Legislativa, na Capital, com a presença, inclusive, do presidente da América Latina Logística (ALL) - Malha Paulista, Pedro Roberto Oliveira Almeida.
 
A justificativa do deputado Carlos Cezar baseou-se, como disse, no desenvolvimento da cidade,principalmente com a construção do Parque Tecnológico, e também na busca de alternativas para uma melhor fluidez no trânsito de Sorocaba, já que a atual malha ferroviária corta, inclusive, a região central do Município, onde também estão os pátios de recolhimento e de manobras da empresa. "Com a implantação do ParqueTecnológico, as novas indústrias que virão para Sorocaba vão precisar de uma malha ferroviária prática, que não atrapalhe o trânsito e que seja eficiente para a economia das indústrias da cidade e da região, já que ocorre transporte de cargas", relatou Carlos Cezar. 

O presidente da ALL afirmou, porém, que não há nenhuma informação de projeto para a construção de um anel ferroviário na cidade, mas se dispôs a auxiliar tecnicamente a Prefeitura de Sorocaba e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsáveis pelo possível projeto. Carlos Cezar, também integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, agora pedirá uma reunião com representantes do DNIT e da Prefeitura para que seja analisada a situação.

O objetivo da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista é o de buscar soluções para a expansão e o aproveitamento do que dela resta, após a privatização da Fepasa (Ferrovia Paulista S/A) e de sua transferência para a Ferroban, hoje América Latina Logística (ALL), principal concessionária da malha ferroviária no Estado de São Paulo. 


Deputado critica abandono da linha férrea Sorocaba-Votorantim

Ainda durante a reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista nesta semana, na Assembleia Legislativa, o diretor-presidente da ALL (América Latina Logística), Pedro Roberto Oliveira Almeida, foi recebido com uma enxurrada de reclamações. Desde 2006, quando assumiu a concessão de ferrovias no País, esta foi a primeira vez que a empresa se fez presente na Assembleia Legislativa de São Paulo, que em 2008 chegou a convocar a ALL para que prestasse esclarecimentos na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Ferroviário.

As reclamações foram apresentadas por deputados estaduais, prefeitos, vereadores e representantes de entidades organizadas da sociedade civil e referem-se, principalmente, à falta de manutenção em linhas férreas e pátios no perímetro urbano, acidentes em passagens em nível e abandono de vagões. O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), também de Sorocaba, reclamou, particularmente, da situação de abandono da linha Sorocaba-Votorantim. "Está tudo tomado por mato e os moradores das margens da linha, que corta a cidade, estão sujeitos a todo tipo de perigo gerado por essa situação", protestou o deputado.

"Não somos aquilo que pensamos, mas sim da maneira como as pessoas nos vêem", assumiu o presidente da ALL. "E se é dessa maneira que estamos sendo vistos é porque os problemas existem e precisam ser resolvidos", completou Pedro Roberto, em nome da ALL, aparentando não ter conhecimento da realidade vivida pelos municípios. Disponibilizou, inclusive, o contato de dois assessores da ALL para atender os municípios que estão com problemas.

O projeto de expansão da malha ferroviária foi apresentado pelo diretor de projetos de infraestrutura da ALL, Sildomar Tavares de Arruda. Segundo o plano exposto, 
estão previstas a duplicação do trecho Campinas-Santos, que passa pela região de Sorocaba, pelos municípios de Indaiatuba, Salto, Itu, Alumínio, Mairinque e São Roque, e a reativação dos trechos Araraquara-Colômbia, Cajati-Samaritá e Americana-Piracicaba.

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