Andrea Alves
Uma das obras mais importantes do Museu Municipal de Votorantim, inaugurado oficialmente em dezembro de 2011, está posicionada nos fundos da instituição, como se fosse um "grand finale" para o visitante que vai até o espaço. Trata-se dos três quadros que compõem a obra "Desmembramento de Votorantim", de 1969, de Ettore Marangoni. "A obra mostra a cidade no tempo da escravidão, no tempo da industrialização e nas era das edificações, e em todos os três quadros aparecem a mão-de-obra do homem, a força humana nisso tudo, nessa transformação", interpreta o secretário de Cultura de Votorantim, Clayton Leme. "Creio que Ettore faz uma provocação com essa obra, mostrando que quem constrói é o homem." A imagem, de tão importante para a cidade, estampa o folheto de programação e guia do museu, instalado num lugar estratégico, no centro histórico de Votorantim. As instalações do lugar já receberam mais de mil visitantes, como está registrado no livro de assinaturas de visitas. "É muito prazeroso ver como as pessoas se interessam pela história e especialmente por Marangoni. Querem muito ver suas obras porque elas retratam Votorantim, o passado da cidade", diz Clayton.
No Museu Municipal de Votorantim estão expostas 16 telas do pintor (considerando o "Desmembramento de Votorantim" como uma única obra), entre elas a "Cachoeira da Chave", que entrou nos registros do filme Alquimistas e Mineradores, de Vincentim Gomez, exibido em várias escolas da cidade. Também está exposto, protegido por uma caixa de vidro, um projetor de ferro criado por Marangoni, em data ainda não descoberta e divulgada oficialmente. "Ettore Marangoni deve ter feito um desenho desse projeto e isso me faz lembrar de Leonardo Da Vinci, que também era pintor e fazia desenhos engenhosos de seus projetos." Além do acervo aberto à população, o museu detém outras obras de Ettore que, segundo o secretário, estão em avaliação e pesquisa de datas, fatos e local de exposição.
Para Clayton, tanto os quadros de Marangoni expostos lá quanto às telas de demais artistas estão num espaço que ele ainda não considera como ideal em termos de conservação, embora todas as peças do museu estejam em ambientes fechados, protegidos da ação do vento e do sol. "A instalação ainda não é a mais adequada em termos de preservação de arte, de um bem histórico, mas já pedimos o auxílio à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para nos assessorar em termos de restauração, de conservação de quadros e peças, de iluminação adequada, tudo que possa preservar as obras aqui presentes." O secretário acredita que seja importante também reeducar a população em termos de conduta diante de objetos históricos. Ensinar a não tocar algumas obras estão na lista de comportamento a ser estimulado dentro de um museu. No entanto, o objetivo da secretaria é atrair a comunidade e por isso o Museu Municipal de Votorantim foi projetado para ser acolhedor e aproximar os objetos expostos dos visitantes. "As pessoas transitam entre as peças, sentem-se mais próximas. Assim elas acabam apreciando e entendo a importância de preservar. E é isso que a gente quer, que as população venha visitar o lugar."
Serviço
Museu Municipal de Votorantim
Rua Joaquim Fogaça, 82
Barra Funda
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.