quarta-feira, 2 de maio de 2012

Centro comunitário do Jardim Toledo está abandonado


 Notícia publicada na edição de 02/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A
Fernando Guimarães



Prefeitura pretende iniciar a reforma em 120 dias
 
 O local costuma ser frequentado por usuários de drogas - Por: Erick Pinheiro
 

 Alambrado de proteção está destruído e paredes pichadas - Por: Erick Pinheiro



O Centro Comunitário Vital de Oliveira, no Jardim Toledo, em Votorantim, há cerca de dois anos está abandonado. A unidade está localizada na rua Joaquim Corrêa, próximo à rodovia Raposo Tavares. Segundo populares, a falta de manutenção é evidente, agravada pela depredação feita por vândalos, que quebraram vidros de janelas e picharam paredes. O alambrado que cerca o prédio está destruído e um portão lateral, arrebentado, por onde costumam entrar usuários de drogas. A Prefeitura de Votorantim, por meio da assessoria de imprensa, alegou que está em andamento uma licitação para contratar empresa que fará a ampliação e reforma do espaço. Se tudo correr dentro do esperado, o governo municipal espera iniciar as obras de restauração em 120 dias.

O centro comunitário fica em área privilegiada, próximo à avenida Octávio Augusto Rangel. Nos arredores há campo de futebol, utilizado por moradores da região, e quadra poliesportiva, pouco usada em razão das má conservação. O prédio do centro comunitário está deteriorado, no entorno há mato alto e, há cerca de três meses, um caminhão rebocado por outro escapou da trava e desceu a ladeira da rua José Agostinho. Só parou depois de atingir parte do alambrado que protegia o prédio de invasões. Até ontem à noite, o alambrado e parte do muro que o sustenta continuavam caídos.

Ou seja, o acesso ao centro comunitário é fácil, seja pelo alambrado caído - na frente da unidade ou na parte de trás - ou pelo portão lateral arrebentado. O curioso é que o portão principal está fechado com cadeado e corrente, pela aparência, novos, mas os moradores não souberam dizer se foi a Prefeitura ou outra pessoa que os colocaram. A Administração Municipal informou que no local irá funcionar a quarta unidade do Espaço Jovem e que, ainda este ano, os moradores da região terão um novo espaço para o entretenimento e realização de cursos e oficinas de artes.

A comunidade confirma que o lugar é frequentado por viciados. Um vídeo de quase três minutos foi colocado na internet, no qual moradores contam o problema. Ontem à tarde um adolescente, que aparentava 16 ou 17 anos de idade, saía do prédio, enrolado em um cobertor. De maneira curta e rápida, frisou que passa a noite no prédio, mas que os pais dele moram no bairro Fornazari. Por razões que ele não quis comentar, prefere ficar na rua a voltar para casa. Destacou que estava sozinho, entrou e, em seguida saiu para a rua, como quem fosse embora, mas retornou. Por enquanto, o lugar gera é preocupação aos moradores da redondeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim