sábado, 26 de maio de 2012

"Debussy é sensorial"

 Notícia publicada na edição de 26/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 002 do caderno C 
Andrea Alves


Um dos grandes destaques da sua geração, pianista votorantinense Ronaldo Rolim dedica recital ao mestre francês







Com um recital dedicado a Claude Debussy, o pianista Ronaldo Rolim realiza o primeiro concerto da Temporada de Música Clássica do projeto Schaeffler Música em Votorantim. Rolim é um dos grandes destaques da sua geração e entre as recentes premiações que recebeu estão o 1º lugar no Bösendorfer International Piano Competition no Arizona, EUA, e o 3º lugar no James Mottram International Piano Competition em Manchester, Inglaterra. A apresentação, que acontece hoje, às 21h, no Auditório Municipal Francisco Beranger, com entrada franca, tem um tom de celebração para o pianista. "Sou nascido em Votorantim e a apresentação marca os 150 anos de nascimento de Debussy. Além disso, dia 29 de maio eu faço aniversário. É uma apresentação especial em minha vida", diz.

O Schaeffler Música, neste ano, acontece em Sorocaba e Votorantim, com as apresentações de música clássica e também com oficinas gratuitas de música e artes. Os próximos concertos que serão realizados em Votorantim serão em julho, com os dois primeiros concertos do Ciclo Beethoven, apresentação de todas as sonatas para violino e piano do compositor alemão em concertos seguidos, o que vai acontecer pela primeira vez no Brasil.
Debussy no recital de hoje foi uma sugestão do próprio pianista aos organizadores do projeto Schaeffler Música. Como muitos esperam, ele vai levar peças mais famosas do compositor, mas também aquelas menos conhecidas do público. "Debussy é muito especial, estou muito feliz porque o compositor tem mais beleza para ser mostrada. E não precisa conhecer para gostar. Basta estar com ouvidos e coração abertos", diz Rolim. A familiaridade com o compositor francês, que contribuiu para a evolução da escrita musical no fim do século 19 e início do século 20, começou quando Ronaldo tinha 16 anos e estudava música e piano. "Eu fiquei fascinado quando conheci Debussy, um artista extremamente difícil de se tocar por conta do sons mais variados. Descobri o prazer de ouvir e tocar porque tem uma beleza inestimável. O termo impressionista vem das artes visuais, mas aplica-se a sua música porque Debussy é sensorial", explica.
Embora Rolim tenha o prazer de falar de um dos compositores que se enquadra entre os seus preferidos, o pianista vai dar apenas algumas informações sobre detalhes ou situações relevantes para a compreensão sobre cada música que vai tocar. O pianista vai deixar de lado o aspecto didático por desejar que a plateia vivencie cada momento do recital de forma mais romântica e menos racional. "Vou falar de alguns tópicos, mas não vou dar de colherzinha o que eles podem sentir. Acho mais importante que o público absorva a arte, a emoção, a música para se familiarizar com o clássico, o erudito." Ronaldo tem se apresentado em recitais e concertos no Brasil, nos Estados Unidos, país onde reside, e muitos outros países de todos os continentes. Ele tem sido solista convidado de diversas orquestras brasileiras, inglesas e norte-amecicanas. É camerista, mantém um duo com o cellista Kayami Satomi e é fundador do Trio Appassionata, grupo formado em 2007. Em 2011, Ronaldo foi admitido pelo concorrido e prestigiado Artist Diploma do Peabody Conservatory, em Baltimore (EUA), programa destinado a jovens de destaque da música.

Serviço

Recital de Piano com Ronaldo Rolim
Schaeffler Música - 3ª Temporada de Musica Clássica
Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim (em frente ao terminal de ônibus)
Hoje, às 21 horas.
Entrada gratuita
Retirada dos convites uma hora antes da apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim