domingo, 20 de maio de 2012

Glauter Barros dá voz aos bichos em CD de contação de fábulas

Jornal Cruzeiro do Sul
Maíra Fernandes

Lançamento em comemoração aos 15 anos de carreira acontece neste domingo às 16h no auditório ¿Francisco Beranger¿ - Por: Emidio Marques


Nove fábulas envolvendo corujas, sapos, papagaios, bicho papão e uma série de bichos fazem parte do trabalho "No tempo em que os bichos falavam...", primeiro álbum do ator e contador de histórias, Glauter Barros, e que será lançado neste domingo (20), a partir das 16h, no Auditório Municipal "Francisco Beranger", em Votorantim. No show de hoje, que tem entrada gratuita, Barros dividirá o palco com o ator votorantinense Zé Bocca e o músico mairinquense Marcos Boi. O espetáculo é recomendado para pequenos e já crescidos, adiantam os artistas.

O CD comemorativo aos 15 anos de estrada do artista já foi lançado no ano passado em Angra dos Reis, cidade natal de Barros, mas é a primeira vez que é lançado no Estado de São Paulo, reforça ele, que ontem participou do projeto "Violas, Causos e Crendices", em Votorantim.

Para se ter uma ideia do material, basta reparar na estrofe da história que dá nome ao disco e foi composta em parceira por Barros e Jujuba: "No tempo em que os bichos falavam/ Macaco dava bom dia/ Na porta da padaria/ Pro cachorro que sorria/ Sapo lia poesia/ Ordenava rei leão/ Fale bem rapidinho/ Paca, tatu, cotia não".

Atuando como contador de histórias desde 1996, quando ajudou a fundar o Tororomba, primeiro grupo de contadores de histórias de Angra dos Reis, foi só em 1999 é que começou seguir carreira solo. "Peguei uma mala velha, coloquei uns apetrechos e fui para estrada", fala ele sobre suas andanças.

Sua formação inclui cursos e oficinas com nomes consagrados do cenário da arte do contar histórias, como Bia Bedran, Francisco Gregório Filho, Nícia Grillo, Gilka Girardello, Sandra Lane, Rosana MontAlverne, Roberto de Freitas, Jonas Ribeiro, Giba Pedroza, Lenice Gomes (Brasil), Inno Sorsy (África), Liliana Cinetto (Argentina), Ana Castellano, Ernesto Abad, Rodorín, Susi Lillo (Espanha), Antonio Torrado (Portugal), Pascal Gueran (Bélgica).

No álbum, além de contos populares, há ainda três histórias autorais. "O trabalho está bem musical e, modéstia a parte, muito bom", reforça ele, tomando como base a procura pelo álbum produzido de forma independente. De uma tiragem de mil exemplares, restam agora apenas alguns CD"s e que serão comercializados por R$ 20 na hora do evento. O Auditório Municipal "Francisco Beranger" fica na rua Newton Vieira Soares, s/nº, em Votorantim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim