domingo, 13 de maio de 2012

Luzes, câmeras: educação


Jornal Cruzeiro do Sul
Telma Silvério

 - Por: Emídio Marques


Ouvir as palavras claquete, camera-man, plano americano e contra-regra, por exemplo, tem sido comum nos corredores de várias escolas de Votorantim. O novo vocabulário passou a fazer parte da linguagem dos estudantes com idades entre 9 e 10 anos, matriculados em 13 escolas da rede municipal, por meio das oficinas de "Cinema e Educação" do Programa Educação em Tempo Integral, com parceria da empresa Planeta Educação. Além de criar roteiros para curtas-metragens e documentários, as crianças aprendem a manusear equipamentos (projetor, câmeras e aparelhos de DVD), montar cenários e também sobre os principais enquadramentos, trilhas sonoras e a editar suas próprias produções.

Na escola "Prof. Walter Rocha Camargo", na Vila Nova Votorantim, por exemplo, os 180 alunos do 4.º e 5.º ano do projeto já produziram dezenas de filmes com duração de 5 a 10 minutos cada. A produção inclui entrevistas com autoridades do município, entre elas o prefeito Carlos Augusto Pivetta. Todos os alunos se revezam para aprender de tudo um pouco. A equipe da vez pode ser identificada pelos crachás com suas devidas funções de diretor, camera-man, contra-regra, fotógrafo, figurinista e ator. Os assuntos para os filmes surgem na sala de aula mesmo, ao assistir um filme na classe ou em casa, lendo um livro ou conversando com colegas. A partir daí a ideia ganha forma de roteiro e vira filme.

Ação e emoção

A imaginação de Samuel Fernando de Oliveira, 9 anos, vai longe quando participa diretamente de um roteiro. Recentemente ele escreveu "O Sequestro", com dois bandidos e um policial à paisana. "Ele (bandido) queria levar o celular da vítima", explica. Mariana Caterina Turina Cleto, 9, ficou responsável pela claquete durante as filmagens. Atenta aos movimentos ela deu sinal para começar a rodar. A Emillyn Camille dos Santos, 10, disse ter aprendido sobre captação de sons e assistiu a vários filmes de Charles Chaplin, inclusive um dos clássicos que é o "Tempos Modernos".

Geovana Vitória Ferraz dos Santos, 9, conta que num dos curtas denominado "O Desfile", ela foi atriz e gostou da experiência. Em outras gravações foi maquiadora e assistente de câmera. "Muito legal, mas atuar é mais", compara. Pablo Henrique Carretero, 9, foi o sequestrador no roteiro de Samuel. "Achei legal." Pablo também disse ter exercido a função de fotógrafo durante as filmagens. "Escolhi a função e consegui." As crianças também têm gostado do resultado, pois ao final de cada edição elas assistem e apontam o que poderiam mudar para tornar o filme cada vez mais interessante.

Algumas palavras do cinema
Claquete: espécie de quadro ou placa preta e branca
Câmera panorâmica: equipamento estático (parado) que mostrar todo o cenário à sua volta
Close: rosto da personagem
Plano americano: imagem do joelho para cima
Plano de busto: da linha do peito para cima
Plano detalhe: foco nos movimento das mãos ou pés, por exemplo

Principais funções numa produção
Diretor de cinema, figurinista (idealizador ou criador do vestuário), fotógrafo, camera-man (operador da câmera), contra-regra (sonoplasta responsável pelos ruidos) e atores.

Escolas com educação integral atendidas pelo programa

EMEF “Prof.ª Edith Maganini”, EMEF “Prof.ª Mercedes Santucci”, EMEIEF “Prof.ª Betty de Souza Oliveira”, EMEIEF “Prof.ª Célia Pieroni”, EMEIEF “Gerson Soares de Arruda‘, EMEIEF “Gilberto dos Santos”, EMEIEF “Izabel Ferreira Coelho”, EMEIEF “Lucinda R. Pereira Ignácio”, EMEF “Prof. Abimael Carlos de Campos”, EMEIEF “Izabel Fernandes Pedroso”, EMEF “Prof. Walter Rocha Camargo”, EMEIEF “Maria Helena de M. Scripilliti” e EMEF “Izabel Ferreira Coelho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim