Evento Rio+20 já está gerando debate; Votorantim e
Sorocaba preparam nomes para representar as cidades
Votorantim ainda não está inserida no programa de crédito de carbono. Uma iniciativa que visa diminuir a poluição, mas que segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Elzo Savella, é bem complexa e exige muitas parcerias com o setor privado.
Apesar disso, nesta segunda-feira (21), das 8h às 13h, a cidade deu um passo rumo às demandas ambientais, com a pré-conferência Rio+20.
As palestras lotaram o Auditório Municipal Francisco Beranger, principalmente a do escritor Augusto Cury. Ele ressaltou bastante a questão de como cuidar da poluição que nos aflige no dia a dia.
Elzo explicou que não será formatado nenhum documento a ser encaminhado para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizado no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de junho. “Esse evento foi realizado com a intenção de contribuir com a divulgação e mobilização das propostas, que serão discutidas na Conferência, para que a população já tome conhecimento”, destaca.
Em nome da cidade/ Conforme explica Elzo, o único representante oficial de Votorantim, que estará no evento no Rio de Janeiro, é a Poiato Recicla, empresa que foi convidada a apresentar o projeto de coleta e reciclagem de bitucas de cigarro.
Um funcionário da Secretaria de Meio Ambiente e ele também vão marcar presença no Rio+20. A meta é captar ideias e se inteirar das discussões atuais sobre desenvolvimento sustentável, mas apenas como interessados.
A pré-conferência, realizada ontem pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, contou com a parceria com o Ibap (Instituto Brasileiro de Administração Pública). É a única iniciativa de discussão das propostas, na região, até o momento.
Quilombinho/ Em Sorocaba, o ator e diretor teatral Paulo Betti confirmou, em entrevista ao BOM DIA, a intenção de levar ao Rio de Janeiro a Associação Cultural Quilombinho.
A ida seria realizada pela Casa da Gávea-Centro de Convivência Artística, da qual ele é sócio. “Eu gostaria muito que os trabalhos realizados pelo Quilombinho fossem vistos neste importante evento”, afirma.
Outros palestrantesAlém de Augusto Cury, fizeram palestras ontem, na pré-conferência, a dona de casa Marli Medeiros, que deu seu depoimento de vida – ela é tida como a Rainha da Sucata – e a jornalista Salete Lemos, da CNT, que substituiu Paulo Henrique Amorim.
20 anos depoisA Rio+20 é realizada em comemoração aos 20 anos da Eco 92, que buscou meios para conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.