sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sorocaba tem um dos melhores combustíveis de SP

Notícia publicada na edição de 11/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 12 do caderno A
André Moraes


Dados divulgados dizem respeito a pesquisas realizadas entre os meses de janeiro e março deste ano

 Na microrregião de Sorocaba - determinada pela ANP - nenhuma amostra apresentou irregularidade - Por: Luiz Setti


Os postos de Sorocaba possuem um dos melhores combustíveis do Estado, segundo boletim divulgado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O órgão nacional coletou 163 amostras de gasolina em Sorocaba, São Roque e Votorantim e nenhuma delas apontou irregularidades, o que deixa a cidade à frente, em termos de qualidade do produto comercializado, da Capital, Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Marília e Ribeirão Preto. O presidente do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis (Sincopetro) de Sorocaba, Jorge Marques, atribui o resultado aos intensos trabalhos de fiscalização realizados nos postos do município, além da conscientização dos proprietários desses estabelecimentos de não oferecerem combustíveis com qualidade questionável.

Os dados divulgados pela ANP dizem respeito a pesquisas realizadas entre os meses de janeiro e março deste ano, em que equipes da agência percorreram postos de todo o País. Com os resultados alcançados, Sorocaba, São Roque e Votorantim são consideradas algumas das melhores cidades para se abastecer em todo o Estado. Os municípios de Araçatuba, Birigui e Adamantina oferecem uma das piores gasolinas em território paulista, já que das 154 amostras coletadas, oito estavam irregulares. Na microrregião de Sorocaba - determinada pela ANP -, das 163 amostras, nenhuma apresentou irregularidade.

Os piores óleos diesel do Estado foram encontrados em Barretos, Bebedouro e Orlândia, em que, das 162 amostras analisadas, 16 estavam fora dos padrões de qualidade. Em Sorocaba, São Roque e Votorantim, três tiveram problemas de qualidade, dentre 164 amostras. Já o etanol foi o combustível que menos apresentou irregularidade dentre todas as amostras analisadas pela ANP, pois o máximo de irregularidade apontadas pelo Boletim foi de cinco amostras, coletadas nos municípios de Bauru, Garça e Piajuí. Nessas cidades, 77 amostras do combustível foram analisadas. Já em Sorocaba e nos dois outros municípios da região, foi constatada uma irregularidade, dentre 84 postos analisados.

Diesel e etanol

Apesar de Sorocaba, São Roque e Votorantim serem considerados um dos melhores locais para se abastecer, os resultados das amostras de diesel e etanol tiveram um aumento de irregularidades encontradas, se comparados com os dados divulgados no ano passado. Dentre 164 amostras de diesel, três tinham alguma alteração; no ano passado, somente uma amostra continha algo irregular, entre 142 amostras. Já sobre o etanol, a ANP analisou 84 amostras, sendo que uma demonstrou estar fora dos padrões de qualidade; em 2011, nenhuma irregularidade foi encontrada, dentre 72 amostras.

Fiscalização intensa

O presidente do Sincopetro de Sorocaba afirma que a queda dos números de combustíveis adulterados encontrados na cidade tem sido uma realidade nos últimos anos. Segundo ele, os proprietários dos postos estão cada vez mais conscientes dos prejuízos que o oferecimento de combustíveis de baixa qualidade pode trazer. "Nos últimos tempos, os operadores tomam mais cuidado com o recebimento e a armazenagem dos combustíveis, inclusive cobrando das distribuidoras a realização de testes de qualidade."

Além disso, ele destaca a fiscalização feita nos postos do município. "Existe o programa "De Olho na Bomba", da Secretaria da Fazenda, que tem sido bastante positivo para o mercado, pois ajuda a controlar e identificar a qualidade do produto", explica. "Se encontrarem alguma irregularidade, eles cassam a autorização de funcionamento do estabelecimento", acrescenta Marques, lembrando que, quando há essa cassação, o empresário fica proibido de abrir novos postos durante um período de cinco anos.

O gerente administrativo de um posto no Alto da Boa Vista, Paulo Antônio Simões, 52, disse que para evitar irregularidades no seu estabelecimento é feita uma coleta do combustível que vem da distribuidora, para poder analisar se tudo está "nos conformes". "Isso porque, por lei, todos os combustíveis devem passar por um teste de qualidade", relata. Segundo ele, o que garante a qualidade da gasolina, diesel e etanol em Sorocaba é o fato de que a grande maioria dos postos trabalham com produtos de empresas consolidadas no mercado. "Mas a fiscalização ajuda bastante."

Opiniões dos motoristas

A administradora empresarial, Andrea Pissini, 28 anos, concorda com os testes da ANP, porém atribui isso ao preço dos combustíveis praticado na cidade. "Sorocaba tem um dos combustíveis mais caros do Estado", relata. Segundo ela, já que o valor pelo litro é alto, portanto "não seria nada mais justo" os combustíveis serem de qualidade. O coordenador de manutenção, Rubens Francisco da Silva, 45, revela nunca ter enfrentado problemas com os combustíveis utilizados por ele em Sorocaba, mas afirma que sempre procura pelo mesmo posto, por garantia. A mesma linha de pensamento é seguida pelo empresário Tel Nereu, 34, que já abasteceu em um posto e seu carro passou a apresentar problemas. "Agora eu só vou nos que tem qualidade garantida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim