segunda-feira, 25 de junho de 2012

Falta d´água na Vila Lemos se torna problema crônico


Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz


Quando o vigia José M. Filho, 52 anos, acorda, depois de ter trabalhado horas e horas, vai em direção ao banheiro para lavar o rosto e escovar os dentes. Em frente à pia do banheiro percebe que mais uma vez não tem água. Segundo o vigia, um problema que já virou rotina tanto para ele quantos para os moradores da Vila Lemos, que enfrenta este problema crônico há anos.

Morador da Vila Lemos há 30 anos, José M. Filho comenta que perdeu a conta de tantas vezes sem um pingo de água na residência

Em fevereiro deste ano, a Folha criou uma reportagem retratando sobre a condição dos moradores, que ficaram sem abastecimento de água há quatro dias. “Percebe-se que a falta de água não aconteceu uma ou duas vezes no bairro e, sim, várias vezes”, disse o vigia.

A ajudante geral Ilza Regina, 50 anos, conta que está usando a caixa d’água em casos de extrema urgência. Moradora do bairro há 23 anos, Ilza explica que, durante os finais de semana, a falta de água é ainda pior.

De acordo com os moradores, os funcionários do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) disseram que o problema seria resolvido nas próximas horas, porém, só foi resolvido no dia seguinte (que foi na última terça-feira).

A estimativa é que mais de 50 famílias da região ficaram sem água na residência.



Resposta do Saae

O Saae de Votorantim informa que o local é abastecido pelo reservatório elevado do Parque Bela Vista. Com isso, a água vai para a região somente quando o reservatório está com a cota máxima, quase transbordando (cheio).

Normalmente, os operadores do bairro não mantém muito tempo nessa cota máxima. E quando baixa o nível da caixa, a região vai ficando sem abastecimento. Além disso, muitos moradores não têm reservatório nas casas, o que dificulta ainda mais a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim