segunda-feira, 25 de junho de 2012
Vereadores discutem 14 proposituras em plenário
Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz
Entre os requerimentos, destacam-se a implantação de um novo Proame, inclusão de profissionais no ensino municipal e a possível criação de uma Fatec
Os vereadores de Votorantim apresentam 14 requerimentos (dois deles especiais), na última segunda-feira (18), durante a sessão ordinária.
Um deles foi da vereadora Solange de Oliveira Pedroso (PMDB), que questiona o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) sobre a possibilidade da implantação de mais unidades do Programa de Amparo ao Menor (Proame), que tem como finalidde dar assistência às crianças e adolescentes após o período escolar
De acordo com o argumento de Solange para a criação de mais unidades é que no município há quatro bairros (bairro Pró-Morar, Vila Garcia, Jardim Clarice e bairro Itapeva) contemplados com o programa.
Das quatro unidades, a vereadora salienta o que fica no Conjunto Habitacional “Mario Augusto Ribeiro”, no bairro Pró-Morar. Segundo ela, o programa que acontece nesta localidade atende vários bairros - Vila Nova, Jardim São Matheus, Jardim Fortaleza e Altos de Votorantim -, o que resulta a não participação de algumas crianças e adolescentes, devido à distância de um bairro para outro.
Psicóloga e psicopedagoga
Já a bancada do PDT, formada pelos vereadores Heber de Almeida Martins e Pedro Nunes Filho, elaborou requerimento sobre a possibilidade de incluir, no quadro de funcionários das escolas municipais, profissionais especialistas em psicologia e psicopedagogia.
Segundos eles, esses profissionais poderiam atender, orientar e diagnosticar problemas relacionados a distúrbios ou dificuldades de aprendizado, que possam interferir direta ou indiretamente no rendimento escolar dos alunos, bem como no desempenho profissional dos funcionários das escolas públicas municipais, proporcionando mais qualidade e estrutura no ensino.
Em uma das passagens do texto apresentado pela bancada do PDT de Votorantim, fala que a presença de psicólogos e psicopedagogos nas escolas municipais é necessária e urgente, pois com o crescimento da criminalidade, do consumo de drogas e da violência urbana, as escolas têm enfrentado grandes problemas com alunos.
Eles finalizam o requerimento, dizendo que, com a chegada desses profissionais, o ensino terá mais qualidade e os alunos terão a oportunidade de desenvolver equilíbrio emocional na condução do ciclo escolar.
Possível Fatec
Quanto ao vereador Fernando de Oliveira Souza (DEM), ele apresentou requerimento que questiona o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), se há a possibilidade de implantar uma unidade de ensino da Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Votorantim.
Segundo a justificativa do demista, o município sofre com falta de diversidade e qualidade de cursos de nível superior e profissionalizante, fazendo com que os interessados busquem formação profissional em outras cidades, como Sorocaba, Salto, Itu e São Paulo.
Souza conta que, durante a campanha eleitoral em que Alckmin esteve em Votorantim, prometeu uma unidade da Fatec. Depois de eleito, como comenta o vereador, nada de concreto aconteceu. “Causou uma grande frustração a todos que, ansiosamente, esperam pela Fatec na cidade”, argumenta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.