quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Garimpando boxeadores

Notícia publicada na edição de 23/08/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno D
Giuliano Bonamim
Programa da Lisoboxe forma base de pugilistas para Sorocaba

 Lucas, de 14 anos e 1,82m: Sonho de seguir carreira no boxe - Por: EMIDIO MARQUES

 Ana Laís, de 17 anos: o primeiro soco foi difícil de esquecer - Por: EMIDIO MARQUES


Potenciais talentos do boxe olímpico têm sido descobertos e direcionados para um processo de lapidação em Sorocaba. Essa busca é focada em jovens com perfil físico e psicológico específico para o esporte, que devido à pouca idade mal podem votar ou dirigir um automóvel. O trabalho desenvolvido pela Liga Sorocabana de Boxe (Lisoboxe) objetiva formar uma base de pugilistas capacitada para integrar futuramente a equipe adulta da cidade e, quem sabe, ajudar o Brasil nas próximas edições dos Jogos Olímpicos.

O planejamento contempla a criação de equipes de base em Sorocaba, com boxeadores distribuídos nas categorias infantil e cadete. O processo de seleção teve início neste segundo semestre e tem revelado jovens com jeito para o esporte.
O técnico da equipe sorocabana, Vladimir Juliano de Godói, iniciou a primeira fase de testes com 45 jovens. "Todos vieram com noções básicas do boxe", diz. Desse montante, um grupo de 14 acabou dispensado e os 31 restantes permanecem em processo de avaliação. "Esse é um estágio onde analisamos o perfil de cada um, com base na disciplina, nas formas físicas e técnicas, no caráter e respeito", completa.
Godói espera aprovar aproximadamente 10 jovens e iniciar ainda neste ano um trabalho profissional com o grupo. "Todos serão exigidos, cobrados, treinarão diariamente, receberão uma ajuda de custo e serão os representantes de Sorocaba nas competições", comenta.
Na busca pela aprovação está o estudante Lucas da Fonseca Nunes, morador de Votorantim. O boxeador tem apenas 14 anos de idade, mas chama a atenção pelo seu 1,82 metro de altura e uma cabeleira volumosa. "O que eu quero mesmo é seguir essa carreira", diz.
Nunes começou a praticar o boxe há seis meses em uma escola de Votorantim. As aulas eram ministradas por profissionais da própria Lisoboxe. "Comecei a participar, gostei e agora não quero parar mais", comenta.
No mesmo processo de avaliação de Nunes está a estudante Ana Laís Barbosa Teixeira, 17, também moradora de Votorantim. A jovem é novata no boxe, mas veterana em lutas. Amante de esportes, iniciou na ginástica olímpica, praticou vôlei e basquete. Depois, decidiu mostrar a sua força no muay thai (boxe tailandês) e no wrestling (luta greco-romana).
Ana Laís garante não ter medo do contato físico proporcionado pelo boxe. "Mas o primeiro soco que eu recebi foi difícil de esquecer", comenta, seguido de um sorriso. "Agora estou no boxe, mas não sei dizer se o meu futuro será nesse esporte. Estou deixando a vida me levar", comenta.
A definição dos integrantes das equipes infantil e cadete da Lisoboxe sairá provavelmente em setembro. Até lá, o treinador continuará o processo de avaliação dos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim