terça-feira, 27 de novembro de 2012

Curta “Espantalhos” estreia hoje no Sesc Sorocaba

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz

Em uma das cenas do curta-metragem, foi gravado em Votorantim

Ao cair do sol, numa plantação de milharal no interior de São Paulo, dois espantalhos ganham vida. A chegada da noite faz com que eles desenvolvam sentimentos como se fosse um ser humano qualquer.
Ao imaginar um espantalho nas histórias de ficção, logo vem em mente terror e suspense, com cenários deformados e assustadores.
No curta-metragem “Espantalhos”, que estreia hoje às 19h30 no Sesc Sorocaba, segue na contramão desse universo cinematrográfico. A história retrata sobre paixão, amor e morte de maneira onírica e poética. Apesar dos aspectos bizarros dos protagonistas espantalhos, eles são seres solitários, frágeis e inofensivos, dotados de sentimentos a ponto de descobrirem o amor e se apaixonarem, com todas as alegrias e traumas que isso possa causar.
Dirigido por Marcelo Domingues, a produção foi feita em 15 dias para a concepção do roteiro, que resultou num filme de aproximadamente 15 minutos. As imagens foram captadas em três locações externas nas cidades de Araçoiaba da Serra, Iperó e Votorantim, totalizando cinco dias de gravação.
As cenas noturnas do roteiro foram filmadas com a técnica “day by night” (noite americana), ou seja, filma-se durante o dia para, posteriormente na finalização, as imagens ficarem com aspecto noturno. Essa técnica é fundamental para que as cenas noturnas não percam as referencias das paisagens mais distantes dos cenários, já que com iluminação artificial isso seria limitado.
Espantalhos é uma produção da Ampla Produções Audiovisuais, do diretor e roteirista Marcelo Domingues, em parceria com a Camargo Fotografia, do diretor de fotografia Ricardo Camargo e da produtora e preparadora do elenco infantil Bel Cenci. O Núcleo Audiovisual da Secretaria da Cultura de Votorantim apoia o projeto. Não há recursos de leis de incentivo envolvidos neste projeto.

Ficha Técnica Resumida

Roteiro e Direção: Marcelo Domingues, que é produtor de audiovisual, curador do CineFest Votorantim e atualmente é curador do Cine Café, projeto do Sesc Sorocaba. Nos anos 2000, ministrou oficinas, workshops e coordenou o Núcleo Audiovisual em Votorantim.
O jornalista Matheus Casagrande, ex-repórter da Folha de Votorantim, foi assistente de fotografia no curta-metragem.
A ficha segue com: Direção de Fotografia: Ricardo Camargo, Direção de Produção: Alessandro Meise e Bel Cenci, Direção de Arte: Adriano Gianolla, Música: Daniel Oliveira e Studium Musicae. Finalização: Juliano Vieira e Renato Oliveira. Equipe de apoio: Integrantes do Núcleo Audiovisual de Votorantim, Elenco principal: Rivaldo Nogueira e Camila Cattai, Elenco de apoio: Gabriel Oliveira, Lucas Fernandes Hergesel, Ruan Fernandes Hergesel e René Xavier Silva.

Serviço

Curta-metragem: Espantalhos
Direção e Roteiro: Marcelo Domingues
Estreia: hoje, às 19h30
Local: Sesc Sorocaba, que fica na rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade
Entrada Franca. Convites retirados com uma hora de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim