terça-feira, 27 de novembro de 2012

Torneio reúne craques da robótica da região

Notícia publicada na edição de 27/11/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A -
André Moraes

Jovens mostraram talento e criatividade na competição - Por: Erick Pinheiro

Duas equipes da região, uma de Itapetininga e outra Boituva, se classificaram para disputar a etapa estadual do 4º Torneio de Robótica do Sesi. A seletiva regional aconteceu ontem na unidade de Votorantim, onde 16 equipes formadas por alunos do ensino fundamental mostraram suas habilidades nessa área tecnológica, por meio da elaboração de protótipos de robôs que promovam soluções inovadoras para manter a qualidade de vida na terceira idade. Além dos times da região, classificaram-se também os das unidades do Sesi de Itapeva e Botucatu. De acordo com o coordenador do Torneio, Mário Eugênio Simões Onofre, a competição faz com que os alunos se aprimorem em disciplinas como matemática, física e geometria, por exemplo, porém de uma forma lúdica, utilizando a robótica.

A manhã e tarde de ontem serviram para que os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental praticassem tudo o que aprenderam em áreas específicas de conhecimento, que os ajudaram a desenvolver o melhor sistema tecnológico dentro do tema proposto. Cerca de 100 alunos do Sesi estiveram envolvidos nessa classificatória ocorrida em Votorantim, sendo uma das outras sete que ocorreram pelo Estado de São Paulo. Participaram representantes de 13 cidades do interior paulista: Sorocaba, Votorantim, Itapetininga, Botucatu, Barra Bonita, Iguaraçu do Tietê, Avaré, Boituva, Sumaré, Itapeva, São Roque, Indaiatuba e Cerquilho.

Entre os representantes de Sorocaba esteve a equipe Sorodroide, que não se classificou para as finais. A estudante Brenda Santos, 13 anos, explica que seu time desenvolveu o protótipo chamado "Banco Inteligente", que ajudaria os idosos a conseguirem mais fácil um assento dentro dos ônibus da cidade, por exemplo. "Nós fizemos uma pesquisa e percebemos o desrespeito ao assento preferencial nos ônibus. Por isso montamos esse banco, que é um assento dobrável, reservado aos idosos", relata. Segundo ela, ao chegar no ônibus, o assento estaria dobrado, então os idosos deveriam utilizar o seu cartão para fazer com que ele descesse e pudesse ser utilizado. "Quando ele levantar, aí o assento voltaria a dobrar", acrescenta.

Os alunos de outra equipe de Sorocaba, Jonas Duarte e Luiz Antonio Brohaska Moscatelli, de 14 anos, dizem aproveitar bastante esse Torneio de Robótica para aprimorar seus conhecimentos. "É legal porque a gente tem que fazer muitos testes com os robôs e usar física, matemática...", diz Jonas. "É divertido, porque a gente aprende brincando", complementa Luiz. O coordenador do torneio afirma que é exatamente essa sensação que eles buscam levar aos alunos do Sesi com o evento. "Aqui eles trazem o que aprenderam durante todo o ano, portanto é uma grande celebração e festa, onde se mostra o que o Sesi ensina de ciência e tecnologia para seus alunos."

O torneio

O Torneio Sesi de Robótica estimula os alunos do ensino fundamental de 150 escolas do órgão a desenvolver uma solução para algum problema do tema proposto, que neste ano foi a qualidade de vida da terceira idade. As 34 equipes com as melhores colocações nas oito seletivas classificam-se para a etapa estadual da competição. Os oito times com as melhores classificações na etapa estadual habilitam-se para a etapa nacional, que será realizada em dezembro e, posteriormente, têm a chance de conquistar vaga no campeonato internacional. O evento tem parceria com a organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First) -em tradução livre, Por Inspiração e Reconhecimento da Ciência e da Tecnologia -, fundada em 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim