O gambá causou um alvoroço na escola do bairro São Lucas - Por: Divulgação
Os alunos da escola municipal Izabel Fernandes Pedroso, no bairro São Lucas em Votorantim, receberam uma visita inesperada no último dia 22 de outubro. Um gambá, já adulto, apareceu por lá e causou um alvoroço na unidade escolar. A diretora da escola, Maria Joselita, preocupada com o bem estar do animalzinho e das crianças, acionou os bombeiros para resgatá-lo e prontamente foi atendida. Como os alunos participavam da aula de Informática, aproveitaram para registrar o fato e entrevistaram o bombeiro Zucoli, que informou às crianças que o animal seria levado de volta à floresta, seu habitat natural.
Segundo o oficial, esse animal não oferece risco para as pessoas, pois saiu do seu habitat à procura de alimento ou fugindo de queimadas, já que o período é de estiagem. Isso tudo fez com que as crianças refletissem sobre a ação do homem na natureza e buscassem mais informações sobre o bichinho. Então os alunos descobriram também que os gambás são animais com quarenta a cinquenta centímetros de comprimento, sem contar com a cauda. Eles têm um corpo parecido com o do rato, incluindo a cabeça alongada.
A cauda tem a capacidade de enrolar-se a um suporte, como um ramo de árvore. As patas são curtas e têm cinco dedos em cada, com garras. Eles não vivem em grupos, mas, na época da reprodução, formam casais e constróem ninhos com folhas e galhos secos em buracos de árvores. Os gambás são animais de hábitos noturnos, por isso, quando começa escurecer, eles saem de seu abrigo para caçar e coletar alimentos. Os gambás produzem um líquido que cheia mal através das glândulas axilares e esse líquido é utilizado pelo animal como defesa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.