Ninguém pode ser considerado bem preparado, se não tem conhecimento profundo da Bíblia Sagrada, o livro mais importante da história da humanidade – Winston Churchill.
O objetivo da leitura não é interpretar a Bíblia, mas, sim, interpretar a vida e dar respostas e instrumentalizá-la – Carlos Mesters.
La Palabra y El Espíritu no pueden separarse nunca. La Palabra sin El Espíritu significa instelectualizmo y ortodoxismo. El Espíritu sin La Palabra significa subjetivismo y misticismo. Sólo cuando los dos vayan unidos habrá um verdadero conocimiento de Dios – Klaas Runia.
Hoje, após a Escola Dominical (09/12/2012), passei pela Praça da Bíblia, na Barra Funda (Votorantim) para fazer umas fotos. Há ali um monumento em homenagem à Palavra de Deus. Mas o que vi não foi nada agradável. Na mesma praça, de espaço exíguo, disputando a atenção, há duas lixeiras. O mato está alto que nem dá pra ver direito uma pequena grade de ferro que determina o perímetro da praça. Latas de refrigerantes se perdem entre o mato. Solitário, está o monumento bíblico, num canto da praça, como a protestar tanta falta de atenção e zelo por parte daqueles que o idealizaram. Francamente fiquei chocado.
A quem caberia o cuidado das praças e dos monumentos da nossa cidade? Ao prefeito, aos munícipes, aos idealizadores, aos vereadores que votaram a matéria na Câmara? A bem da verdade, não sei ao certo. O que sei é que alguém tem culpa no cartório, por causa disso!
Mas, por outro lado, fiquei pensando no simplismo inconsequente de quem ventilou a idéia. Será mesmo, que a Bíblia precisa de um monumento tão simplório, num lugar tão insignificante e para depois, ainda, deixá-lo ali a ser consumido pelo mato e o desprezo? Será que aquilo que foi ali construído acrescenta alguma coisa na propagação do Livro Santo? Será, que de alguma forma, aquilo contribuiu para o desenvolvimento do Reino de Deus? Será, que por haver descoberto ali aquele monumento de gosto duvidoso, alguém prestou tanta atenção a ponto de ser incentivado a ler as Sagradas Escrituras? Tenho minhas dúvidas.
Cada vez mais sou convencido de que o ser humano não é coerente. Quanta bobagem é feita em nome das boas intenções. Aliás, não é por acaso, que se diz que a rua que conduz ao inferno, delas, está cheio. E essa vem enriquecer o acervo das pérolas inúteis.
A Bíblia, tão singular, em seu conteúdo e origem, merecia um pouco mais de respeito, por parte de todos nós. É por ela que Deus se revela de forma progressiva e contundente. É por ela que ficamos conhecendo de maneira fidedigna o Ser de Deus e Seus propósitos para o homem, para o nosso planeta. É através dela, que ficamos sabendo do nascimento do Senhor Jesus, fato tão badalado por todos nós, neste momento. A Bíblia deveria, em vez de ser representada de maneira tão grotesca, deveria estar em cada casa, deveria ser estudada nas escolas, deveria ser lida e levada a sério nas Câmaras municipais. Ela, definitivamente, não um objeto está para ser observado e reverenciado, mas para ser utilizado em nosso dia-a-dia, em nossas relações com Deus, o próximo e conosco mesmo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.