sábado, 1 de dezembro de 2012

Notas, etc e tal



 Folha de Votorantim - quinta-feira, 29/11


Labrego na tevê
O vereador Lázaro Alberto de Almeida, o conhecido Labrego (PMDB), foi o entrevistado na última sexta-feira do programa “Debate dos Fatos”, da TV Votorantim. Como se sabe, Labrego é o único caso de vereador eleito no Brasil para onze mandatos seguidos, perdendo apenas na última eleição, quando viu interrompido seu ciclo de legislador por 47 anos seguidos.

Luizinho e Pivetta
Durante a entrevista, quando perguntado, Labrego não se fez de rogado, respondendo que, ao longo de sua jornada como vereador, entre todos os que governaram a cidade, ele classificou como melhores Luiz do Patrocino Fernandes e Carlos Augusto Pivetta

Certa incoerência
Lázaro Alberto, no entanto, chegou a ser um pouco incoerente, quando tentou explicar os motivos pelos quais não foi reeleito. Ele atribuiu a derrota ao fato do prefeito não ter atendido alguns pedidos que considerava “pequenos”, deixando de beneficiar moradores que, então, não teriam votado nele e nem no Pivetta, exatamente o prefeito que Labrego tem como um dos melhores que já administrou a cidade.

Sem muita firmeza
Também causou estranheza Labrego, como presidente do PMDB, não ter sido incisivo na resposta se o partido, no futuro, poderia compor com a futura administração, ou seja, emprestar apoio a Erinaldo. Ele respondeu que cabe ao partido qualquer decisão sobre o futuro político, deixando, nas entrelinhas, que tudo pode acontecer, mas sempre alegando que, qualquer decisão nesse sentido, vai mesmo depender

Mâncio não gostou
O vice-prefeito, Marcos Mâncio Affonso de Camargo, que pertence ao PMDB, não gostou muito de Labrego haver titubeado nesta resposta. Segundo Mâncio, “primeiro, que ele (Labrego) está tentando achar culpados de sua derrota e da nossa, quando na verdade deveria unir forças e discursar pela construção de um PMDB que possa lançar candidatos na próxima eleição; segundo, tibubeia quando perguntado se o PMDB vai apoiar o prefeito eleito.

Oposição mesmo
Marcos Mãncio continuou dizendo que, “de minha parte, lutarei de todas as formas para que o PMDB continue coerente, ou seja, esteja junto do PT e aliados na oposição”.

Precisa ter lado
Ainda na opinião de Marcos Mâncio, “político tem que ter lado, ter posição e, se seremos oposição é porque o povo assim o quis. Deve ser respeitada a opinião do diretório do partido sempre, mas a nossa tese é de fazer uma oposição
coerente e fiscalizadora, e ainda apresentar candidatos na próxima
eleição. Se Pivetta ganhasse seríamos governo e estaríamos do seu lado, agora não pode ser diferente.Já fazemos parte de um grupo que deverá ser muito forte, no futuro”, concluiu.

Verba para CE
O vereador Lázaro Alberto de Almeida (PMDB) quer saber do prefeito se há verba para a construção de um Centro Esportivo no Jardim Novo Mundo, ou em outro bairro que venha atender aquela região. Labrego comenta que a soma da população da região é maior do que o total de alguns municípios do interior, e que seus moradores são carentes de áreas de lazer. “Esta carência é de conhecimento da atual administração, por conta dos inúmeros pedidos feitos durante minha gestão como vereador”, justifica.

Avaliação e mudança no PT?
Um dos petistas tradicionais disse, dias destes, que o partido ainda não fez uma avaliação do seu desempenho eleitoral, que ficou muito abaixo do esperado. “Mas deve fazer proximamemnte e, quando isso ocorrer, vai chegar facilmente à conclusão que muita coisa deverá mudar”.

Titotto na presidência
Como a nova diretoria deverá ter seu mandato encerrado no final do ano, a mesma fonte petista informou que alguns partidários, conversando informalmente, é de opinião que chegou o momento do PT ter na presidência um nome conciliador e em condições de não somente unir o partido, mas também de fortalecê-lo para o futuro. O nome a ser proposto é o do professor Geraldo Titotto Filho, cujo currículo é um dos mais respeitados dentro da agremiação.

Passa por Pivetta
Como já anunciou que no próximoano será apenas militante do partido, certamente o prefeito Carlos Augusto Pivetta deverá participar das ações petistas que vierem a ser tomadas. Na verdade, aposta-se que passará, necessariamente pelo crivo de Pivetta as modificações que incluem uma nova forma de atuação do PT na cidade.

Votorantim Sem Favelas
Em requerimento, a vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB) solicita ao atual prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) o total de famílias que foram removidas das áreas verdes dos bairros Itapeva e Vila Garcia, onde serão construídas as unidades habitacionais por meio do Programa “Votorantim Sem Favelas”, que irá beneficiar 900 famílias do município. Para Fabíola,  é importante os vereadores acompanharem todo o processo desse programa, inclusive para esclarecer as dúvidas dos munícipes que os procuram. Pelas normas entre sistema legislativo e executivo, Pivetta tem até duas semanas para responder a propositura da tucana.

Câmara em recesso
A Casa de Leis terá mais três sessões (3, 10 e 17/12) legislativas neste ano, caso não haja nenhum projeto de lei extraordinário  que necessite ser votado ainda nesta administração. Pelo regimento interno da Câmara, os vereadores entrarão de recesso no dia 22 de dezembro e retornarão em 4 de fevereiro, já com novos integrantes, os eleitos em outubro último.

Normas ambientais
Ao tomar ciência da construção de um condomínio entre os bairros Mirante dos Ovnis e Sarkis Abibe, o vereador Pedro Nunes Filho (PDT) questionou a administração se o empreendimento está de acordo com as normas ambientais. O apelo do pedetista é acerca de uma nascente existente nessa propriedade, bem como de um córrego que faz divisa. Além disso, no local está sendo observada a “faixa não edificante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim