sexta-feira, 18 de maio de 2012

Violas, Causos e Crendices será neste sábado (19)

A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Instituto Conta Brasil (instituto dos contadores de histórias do Brasil), promove neste sábado, dia 19, mais uma edição do "Violas, Causos e Crendices". O encontro será realizado a partir das 20 horas no espaço Aquário Cultura, localizado na avenida Moacir Oséias Guitte, 41, ao lado da praça de eventos "Lecy de Campos".

 

Entre as participações confirmadas para o evento estão a atriz e contadora de histórias Suzana Nascimento, de Juiz de Fora – Minas Gerais; a cantora Giovana Mascarenhas e o bacharel em música Bruno Cavalcante, de Araçoiaba da Serra – São Paulo; e o contador de histórias, palhaço e jornalista Glauter Barros, de Angra dos Reis – Rio de Janeiro. O contador de história Zé Bocca e o músico Marcos Boi serão os mestres de cerimônia da noite.

 

O público que prestigiar o evento vai encontrar um ambiente propicio para escutar histórias, causos e modas, e ser conduzido por uma viagem no mundo da literatura oral. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (15) 3243-5814.

 

Informações sobre os palestrantes:

 

Suzana Nascimento, de Juiz de Fora/MG.

Atriz e contadora de histórias, radicada no Rio de Janeiro, Suzana, desde 2000 realiza trabalhos em espaços como escolas, livrarias, teatros, museus, galerias de arte e projetos sociais, além de ter se apresentado em eventos como Bienal do Livro/RJ e Simpósio Internacional de Contadores de Histórias – SESC/ RJ. Escreve e conta histórias destinadas ao público infanto-juvenil, com destaque para o conto Invadiram o país das obras de arte, acolhido pelo Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea – Funarte.

 

Giovana Mascarenhas, Bruno Cavalcante, de Araçoiaba da Serra/SP e Ronaldo Richieri, de Sorocaba/SP.

Giovana Mascarenhas, cantora, com estudos e pesquisa em canto lírico no conservatório de Tatuí, apresenta um repertório com musicas que vão desde clássicos do cancioneiro caipira à divas da MPB, como Dalva de Oliveira e Maria Betânia. Acompanha ao violão pelo bacharel em musica e arranjador Bruno Cavalcante, professor do Núcleo de Violão, da Secretaria de Cultura de Votorantim. Abrilhantando a apresentação, a dupla terá o acompanhamento do sanfoneiro Ronaldo Richieri.

 

Glauter Barros, Angra dos Reis/RJ.

Contador de histórias, palhaço e jornalista. Glauter apresenta histórias da tradição oral brasileira. Desde 2005, por intermédio da Secretaria de Ação Social de Angra, conta histórias em equipamentos dessa secretaria, em brinquedotecas dos CRAS, no Centro de Atenção a População de Rua e em núcleos da terceira idade. Glauter é diretor do Instituto Conta Brasil e acaba de lançar o CD, No Tempo em que os Bichos Falavam. Reunindo histórias e canções.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Cidade Limpa começa segunda (21) na região da Vila Nova

 

A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) começa nesta segunda-feira (21) mais uma edição do projeto Cidade Limpa, uma parceria com a TV TEM. No primeiro dia serão atendidos os bairros São Matheus, Conjunto Habitacional Mário Augusto Ribeiro, Vila Nova Votorantim, Altos de Votorantim, Altos do Jardim Fortaleza, Vila Verde, Votorantim Park I e II, Chácara Ondina.

 

Serão recolhidos pneus, móveis velhos, colchões, eletroeletrônicos, madeiras, materiais recicláveis (plástico, papel, vidro etc), latas e sucatas em geral. A equipe da Sesp reforça que não serão recolhidos entulhos de construções, lixo orgânico (papeis usados, restos de comidas, cascas de alimentos), galhos e podas de árvores.

 

A orientação é que o morador separe o material que deseja descartar e com um dia de antecedência deixe os objetos em frente à residência. A coleta de materiais será feita apenas em um dia.

 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Serviços Públicos através do telefone (15) 3353-8665. Confira abaixo quando a equipe da limpeza passará pelo seu bairro:

 

Calendário da coleta nos bairros

 


21/05

São Matheus

Conjunto Habitacional Mário Augusto Ribeiro

Vila Nova Votorantim

Altos de Votorantim

Altos do Jardim Fortaleza

Vila Verde

Votorantim Park I e II

Chácara Ondina

 

 

22/05

Vila Irineu

Rio Acima

Vila Dominguinho

Chave

Barra Funda

Augustinho Kriguer

Fornazari

Jardim Araújo

 

23/05

Santa Márcia

Jardim Karoline

Jardim Clarice

Vossoroca

Mirantes dos Óvnis

Parque Bela Vista

Jardim Icatu

Jardim Paraíso

Parque Morumbi

 

24/05

Jardim Toledo

Jardim Archila

Ângelo Vial

Centro / Monte Alegre

Vila Garcia

Curtume

São Luiz

Jardim Antonio Cassilho

 

25/05

São Lucas

Jardim Europa

Itapeva

Jataí I e II

Parque São João

Vila Galli

Jardim Bandeirantes

Santos Dumont

Votocel Vila Amorim

Serrano I e II

 

26/05

Jardim Novo Mundo

Jardim Tatiana

Green Valley

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Obras da nova escola no Jardim Serrano



 

O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, visitou nesta sexta-feira (18) as obras do novo prédio da escola municipal "Maria do Rosário Arcuri de Oliveira Campos", no Jardim Serrano II. Na oportunidade, Pivetta pôde conferir os preparativos para a instalação do piso final da quadra poliesportiva que está sendo construída no piso superior da unidade.

 

No interior do prédio, os serviços de acabamento estão sendo finalizados como pintura e instalação de gradis no entorno. Pivetta explica que o projeto moderno e amplo da unidade escolar vai garantir o conforto necessário para o trabalho pedagógico. "Os alunos contaram com salas amplas e com um prédio preparado para que os professores possam desenvolver as atividades de uma maneira que toda a comunidade sinta orgulho da escola".

 

A unidade terá dez salas de aulas, sala de leitura e de informática, espaços de multimeios, sanitários, área administrativa (diretoria, sala dos professores, secretaria, sanitários), além de cozinha e dispensa. A finalização da obra está prevista para a primeira quinzena do mês de junho.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Regularização fundiária no Jardim Tatiana

Na última semana o prefeito de Votorantim Carlos Augusto Pivetta, esteve reunido com o secretário executivo do Programa Cidade Legal da Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo, Gabriel Veiga. O encontro teve o objetivo de acelerar os procedimentos da regularização fundiária do Jardim Tatiana, início dos trabalhos no Green Valley e demais bairros.

Ao prefeito Pivetta, o secretário assegurou que a equipe responsável vai intensificar os serviços para agilizar o parcelamento dessas áreas, desta forma evitando mais prejuízos aos proprietários. Neste momento o município aguarda a obtenção da conformidade urbanística. Passada esta etapa o município receberá um certificado que dará o direito ao registro. A partir deste momento é que inicia a titulação dos atuais proprietários.

A reunião, que ocorreu na sede da Secretaria Estadual da Habitação contou ainda com a participação do secretário de Negócios Jurídicos, João Carlos Xavier de Almeida e do vereador Lázaro Alberto de Almeida (Labrego).

A prefeitura já deu o início aos trabalhos de cadastramento das famílias no Jardim Tatiana, quando foram cadastradas mais de duas mil famílias e documentos encaminhados ao Programa Cidade Legal. Na época foram coletadas informações e a documentação. A regularização dos loteamentos implantados de forma irregular tem é um dos objetivos do governo do prefeito Carlos Pivetta. "Estamos desenvolvendo esse trabalho para regularizar a situação dessas áreas e com isso oferecer oportunidades a essas famílias, por isso estamos cobrando agilidade nesse processo", destaca.

 

Prefeitura de Votorantim - Secretaria de Comunicação (SECOM)


Convite Pré-Rio + 20

Oitava Rodada do Campeonato Varzeano conta com 5 jogos e uma desistência


Paralisado há duas semanas, devido ao Dia das Mães, o Campeonato Varzeano de Votorantim volta domingo que vem, dia 20 de maio. 
No inicio desta semana, os dirigentes do Nova Mania solicitaram junto a Secretária de Esportes a retirada de sua equipe das competições da primeira divisão do varzeano. Com isso a classificação teve alterações mediante a essa desistência , além de alterações também nas próximas rodadas.
Segundo o Regulamento das competições da Secretária de Esportes e Lazer , a equipe da Nova Mania está automaticamente rebaixada a segunda divisão mediante a pagamento a 13 cestas básicas padrão SESPOL a ser pagos até a próxima quinta feira.
As  agremiações que enfrentaram a equipe do Nova Mania, terão seus resultados zerados, e as equipes que irão enfrentar a equipe estarão consequentemente de folga na tabela. O Rebaixamento para a segunda divisão será apenas dado para a ultima equipe da fase classificatória.


A próxima rodada será realizada no domingo com inicio de todas as partidas ás 09h45 com mais 5 jogos, a equipe do São Lucas estará de folga nesta rodada.

Confira a classificação e a próxima rodada no site: www.sespolvotorantim.blogspot.com

Secretaria de Esportes e Lazer de Votorantim – SESPOL

Dois são detidos por tráfico de drogas; um é adolescente

 Jornal Cruzeiro do Sul

Policiais militares detiveram um adolescente que estava em posse de grande quantidade de drogas na noite de ontem, em Votorantim.

Em patrulhamento no bairro Vila Nova, as autoridades avistaram o indivíduo em atitude suspeita e o abordaram. Em sua posse, foram encontradas 91 porções de cocaína. O jovem foi encaminhado à delegacia, onde foi elaborado boletim de ocorrência por tráfico de drogas. Ele permanece à disposição da justiça.


Tráfico em Iperó
Em Iperó, também houve tráfico de drogas. Por volta das 12h de ontem, PMs abordaram um indívido em atitude suspeita, Diego César de Oliveira Carneiro, durante patrulhamento no bairro George Oeterer. O jovem de 19 anos estava na frente da Escola Municipal Francisco Adolfo de Vamhagem, e portava 11 porções de cocaína. Ele foi preso em flagrante pelas autoridades, e permanece à disposição da justiça.

Dois procurados de justiça são capturados em Votorantim

 Jornal Cruzeiro do Sul

Policiais Militares encontraram, na manhã de ontem, um homem que era procurado pela justiça, no bairro Jardim Toledo. Sandro Monteiro Santos Junior foi conduzido à delegacia local, onde foi feito boletim de ocorrência. Ele permanece à disposição da justiça.

Por volta das 20h, outro procurado da justiça foi capturado, também em Votorantim. Durante patrulhamento na avenida 31 de março, os PMs encontraram José Roberto de Oliveira, que agora aguarda julgamento.

TV Votorantim - Kaká Martins - Cartão SUS



O cartão do SUS será obrigatório a partir de junho. O objetivo é ter um prontuário eletrônico único para facilitar e agilizar o atendimento público e particular.

TV Votorantim - Erica Domingues - Preso em flagrante por 3 roubos



Homem foi preso em flagrante por realizar três roubos no mesmo dia. Ele foi preso no bairro Vila Garcia após roubar dois supermercados e uma padaria.

Eliseu Sentelhas fala de arbitragem de Votorantim‏ - TVV Esporte


O ex árbitro de futebol de atual Presidente da Associação Sorocabana de Arbitragem, Eliseu Sentelhas,  falou com o apresentador e cronista esportivo Kaká Martins sobre o atual momento da arbitragem local, violência, regulamentação da arbitragem (notícia recém-repercutida nos meios de comunicação ) , escassez e  falta de interesse na formação de novos árbitros. Assista:


'Violas, Causos e Crendices' leva música e literatura a Votorantim

Do G1 Sorocaba e Jundiaí


O evento gratuito é no próximo sábado (19).
Atores e músicos farão as apresentações.

Modas de viola, causos e literatura. Quem for a Votorantim (SP) no próximo sábado (19) terá a chance de conferir mais uma edição do “Violas, Causos e Crendices”. O encontro, que é uma iniciativa da prefeitura e do Instituto Conta Brasil, será a partir das 20h no espaço Aquário Cultura, na avenida Moacir Oséias Guitte, 41, ao lado da praça de eventos “Lecy Campos”.
Entre as participações confirmadas para o evento estão a atriz e contadora de histórias Suzana Nascimento, a cantora Giovana Mascarenhas e o bacharel em música Bruno Cavalcante e o contador de histórias, palhaço e jornalista Glauter Barros. O contador de história Zé Bocca e o músico Marcos Boi serão os mestres de cerimônia da noite.

O público que prestigiar o evento vai encontrar um ambiente propício para escutar histórias, causos e modas, e ser conduzido por uma viagem no mundo da literatura oral. A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone (15) 3243-5814.

Praça de Eventos é entregue remodelada


 Notícia publicada na edição de 18/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A 

 Piso ganhou calçamento intertravado e ajardinamento com palmeiras - Por: Luiz Setti

A Praça de Eventos Lecy de Campos, em Votorantim, foi reinaugurada ontem com um show da cantora Elba Ramalho. Antes, no final da tarde, autoridades participaram da cerimônia de descerramento da placa. Remodelada, a praça foi entregue sem que fossem concluídos alguns serviços, como a pintura da sinalização da pista de caminhada, implantação de bancos e parte do ajardinamento.

Tudo isso, porém, será executado após a Festa Junina Beneficente, que ocupará o espaço entre os dias 9 e 30 de junho. O local, aliás, já começará a receber tapumes na semana que vem, justamente para a instalação das barracas montadas pelas entidades beneficentes e do parque de diversões do evento. "Não podíamos fazer as melhorias antes de realizada a festa, justamente porque tínhamos de liberar a área", explicou o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT).

A reforma demandou investimentos de quase R$ 2 milhões e fez com que as dimensões fossem ampliadas em mais mil metros quadrados, passando a contar com 29 mil m2. Foram implantados, ainda, 900 metros de rede de galerias pluviais; 800 metros de rede de esgoto e água, além de 835 metros de drenagem para o escoamento da água da chuva. Além disso, de lá foram, também, retirados dez mil metros cúbicos de entulho e colocados 7 mil m3 de terra nova.

Nove mil metros de eletrodutos foram instalados, além de 8 mil metros de cabos elétricos. A área recebeu 12.580 m3 de concreto; 12 mil m2 de piso intertravado; mais de 5 mil m2 de grama. A nova praça terá ainda 32 novos postes de iluminação, somando 94 luminárias, com lâmpadas tipo led, que irão proporcionar economia de 70% no consumo de energia elétrica. O trânsito na região não foi alterado; a novidade ficou por conta da duplicação da avenida Moacir Oseias Guitte, que fica ao lado do Espaço Cultural. Além da obra, as baias de estacionamento foram remarcadas.

Quem acompanhou a inauguração, aprovou as mudanças. "Ficou mais bonita e melhor para visitar", disse a estudante Juliana Baldo. O carregador Claudemir Rodrigues dos Santos, acrescentou que passará a frequentar o local, e está na expectativa pelo começo da Festa Junina. "Está muito legal. Ficou melhor para passar e praticar esportes também". Algumas pessoas consultadas comentaram a falta de banheiros. O prefeito Carlos Augusto Pivetta disse que o público terá como alternativa os sanitários do Aquário Cultural, que fica perto e permanece aberto até as 18h.

Homem vai preso após 3 assaltos seguidos

 Notícia publicada na edição de 18/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 10 do caderno A


Um homem foi preso em flagrante em Votorantim, quarta-feira à noite, após fazer um arrastão em três estabelecimentos comerciais na avenida Luiz do Patrocínio Fernandes, bairro Rio Acima. Danilo José Jacinto, 29 anos, vulgo "Piolho", assaltou o supermercado Correia, a padaria Casa dos Pães, e o supermercado Vilela, na tarde do mesmo dia. Seu comparsa, que não foi identificado, fugiu.

Segundo a polícia, os dois chegavam numa moto, cujo modelo e placa não foram observados, e Danilo anunciava o assalto. De capacete, para dificultar ser reconhecido, e armado com um revólver, conforme relato de vítimas, Danilo exigia o dinheiro que havia nos caixas. A dupla teria roubado ao todo R$ 1.100.

Após os crimes, a Polícia Militar foi acionada. Com as características físicas e das vestimentas do suspeito, a polícia descobriu que ele residia no bairro Cubatão. Na casa dele, as roupas usadas durante os roubos foram localizadas, o que ajudou no reconhecimento dele. O delegado Paulo César Neves, que estava no plantão da Delegacia Central, autuou "Piolho" por roubo e o encaminhou ao Centro de Detenção Provisória, em Sorocaba. A arma usadas nos roubos e o dinheiro não foram localizados.

Feirão da Caixa começa hoje e Procon orienta sobre os cuidados

Notícia publicada na edição de 18/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B
Carolina Santana


Os portões do 8º Feirão da Casa Própria da Caixa serão abertos ao público às 18h

Assim como nos demais eventos, serão oferecidos imóveis para todas as faixas de renda - Por: Agência Brasil

A oitava edição do Feirão Caixa da Casa Própria começa hoje no espaço de eventos do Esplanada Shopping. Os portões serão abertos ao público às 18h. O evento segue até domingo (20) e mais de 7 mil imóveis, entre novos, usados e na planta, estarão à disposição dos interessados. O feirão, no sábado, funcionará das 10h às 20h e, no domingo, das 14h às 20h. Já valem, para os contratos assinados, as novas taxas do crédito habitacional definidas pelo programa Melhor Crédito que vão de 4,5% a 9% ao ano. Os juros reduzidos para o crédito imobiliário continuam valendo após o evento, nas agências do banco em todo país.

No início da semana, a Superintendência Regional divulgou que a previsão de R$ 1,22 bilhão para a liberação de crédito habitacional na região em 2012, valor 26,6% maior do que o ano passado. Durante os três dias de evento são esperados cerca de 20 mil visitantes. Também está prevista a geração de 3.100 negócios, com um volume de recursos de R$ 170 milhões. Em 2011 foram realizados 2.850 negócios nos três dias do Feirão, com volume superior a R$ R$ 150 milhões em investimentos. Esse ano serão 14 construtoras e cinco imobiliárias participando. O evento também conta com a presença de cartórios, representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e técnicos responsáveis pela análise e liberação dos financiamentos na Caixa. Serão 240 empregados Caixa trabalhando no evento.

Os imóveis estão distribuídos entre os municípios de Sorocaba, Votorantim, Itu, Salto, Cabreúva, Tatuí e Itapetininga. O objetivo do evento é reunir em um único espaço todos os agentes da cadeia de habitação, como construtoras, corretores e técnicos da Caixa, responsáveis pela análise e liberação dos financiamentos. Serão oferecidos imóveis para todas as faixas de renda, com valores que variam de R$ 89 mil a R$ 5 milhões. A média de preço de R$ 130 mil. Os juros variam de 4,5% a 9% ao ano, dentro do SFH, com prestações decrescentes e prazo de pagamento de até 30 anos.

Na avaliação da superintendente da Caixa em Sorocaba, Sandro Vimer Valentini, "o grande diferencial do Feirão da Caixa este ano é a chance que os interessados terão de adquirir a casa própria com financiamento a juros reduzidos. O superintendente destaca ainda as condições especiais que serão oferecidas para funcionários públicos das três esferas (municipal, estadual ou federal). As condições diferenciadas poderão ser aproveitadas tanto por servidores ativos como os aposentados e pensionistas. No local, poderão ser esclarecidas dúvidas, como documentação necessária e linhas de financiamento disponíveis, e até a assinatura de contratos. Os interessados podem obter informações em todas as agências da Caixa, pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 726 0101), disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, e no sítio da internet www.feirao.caixa.gov.br.

CUIDADOS NA COMPRA

Em tempos de mercado imobiliário aquecido, os consumidores têm que tomar certos cuidados na escolha do imóvel. Para orientar futuros compradores, a Fundação Procon-SP dá uma série de dicas para quem está procurando um imóvel usado para comprar. Para o diretor executivo da fundação, Paulo Arthur, é necessário pesquisar os imóveis à disposição no mercado levando em conta as reais necessidades, disponibilidade financeira, assim como exigências e expectativas em relação ao bem pretendido. "Aliar satisfação, preço justo e qualidade nem sempre é uma tarefa fácil", resume Paulo. Veja a seguir, as principais dicas do Procon para a compra de um imóvel usado.

Atenção no contrato de compra e venda

Antes de adquirir qualquer tipo de imóvel, leia atentamente o contrato de compra e venda. Ele deve ser redigido de forma clara, legível. Em caso de dúvidas, solicite esclarecimentos ao vendedor, ou consulte um órgão de defesa do consumidor.
Certifique-se de que tudo o que consta da proposta e nos ajustes verbais faz parte do contrato. Este documento deve conter: os dados do proprietário e do comprador, a descrição e o valor total do imóvel, a forma e o local de pagamento; as penalidades no atraso de pagamento de parcelas, o valor do sinal antecipado, e a data da assinatura.
Outro item importante, que deve constar em contrato diz respeito ao índice e a periodicidade de reajustes - que deve ser anual, caso o financiamento seja inferior a 36 meses, e mensal em contratos com prazos mais longos. Verifique as condições previstas para a eventual rescisão e providencie o registro do contrato no Cartório Imobiliário competente. Se o pagamento for à vista, solicite a lavratura da escritura definitiva.

Exija todos os documentos

Para evitar transtornos, é importante solicitar ao vendedor os seguintes documentos:
- Certidão Vintenária com negativa de ônus atualizada. Esse documento é fornecido pelo Cartório de Registro de Imóveis competente e informa sobre os últimos 20 anos do imóvel: hipoteca, pendência judicial, titularidade, etc.;
- Certidões negativas dos cartórios de protesto da cidade onde o proprietário reside;
- Certidões negativas de débito relativo ao IPTU. Certifique-se de que a metragem constante na escritura seja a mesma descrita no carnê;
- Existindo financiamento do bem, verifique as condições de liberação ou transferência.
- Solicite declaração negativa de débito ao síndico do condomínio;
- Informe-se também sobre a existência de projeto de desapropriação para a área do imóvel. Para isto, consulte a prefeitura de seu município.
O fornecimento desta documentação deve ser objeto de negociação entre as partes. Se o vendedor não quiser fornecê-la, é importante que o consumidor busque estas informações nos órgãos competentes. A falta das informações pode comprometer a segurança do negócio e acarretar prejuízos ao consumidor.

Observações em caso de financiamento

Verifique antecipadamente se há linhas de financiamento abertas (SFH - Sistema Financeiro da Habitação), Carteira Hipotecária, Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), etc.;
- Observe se há cláusula de rescisão do contrato, caso não seja obtida a liberação do financiamento;
- Informe-se sobre a composição da renda familiar, pois cada agente financeiro tem regras próprias quanto ao número de pessoas que integrarão a renda, grau de parentesco, percentual do comprometimento da renda, etc.
Importante: a compra e venda de imóvel entre particulares é regulada pelo Código Civil, não se caracterizando relação de consumo, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
Ao assinar o contrato, risque todos os espaços em branco e assine todas as páginas. Solicite que o contrato seja datado e assinado na presença de testemunhas e do vendedor. Exija, na hora, uma via do contrato original, reconhecendo firmas de todas as assinaturas.

Avalie a oferta antes da compra

Avalie o imóvel, visitando-o durante o dia e à noite. Caso ele esteja situado em um local movimentado, considere a questão do trânsito e do barulho. Observe se o bairro possui a infraestrutura de que necessita - escolas, posto de saúde, iluminação, esgoto, supermercados, farmácias, banco, padaria, etc.;
- Verifique as condições do encanamento e rede elétrica, a ventilação e iluminação dos ambientes, a conservação do teto, do telhado, das paredes e do piso - veja se há rachaduras, vazamentos ou mofo;
- Verifique se há vagas na garagem e o valor do condomínio, em caso de apartamentos. Procure informar-se sobre possíveis rateios de contas (água, luz, tevê a cabo, etc.);
- Analise se a renda familiar é compatível com os gastos fixos da moradia. Lembre-se: o ideal é que o gasto para compra mediante o pagamento de prestações não ultrapasse 30% do orçamento familiar;
- Casas térreas merecem cuidados especiais quanto à segurança. A existência de terrenos baldios e estabelecimentos comerciais próximos devem ser bem avaliados, assim como a iluminação da rua.

* Fonte: Procon-SP

Especialista dá dicas para aproveitar o Feirão Caixa

Ipanema on line
Jônatas Rosa






Cerca de 20 mil pessoas devem comparecer a oitava edição do Feirão CAIXA da Casa Própria, que acontece de sexta-feira (18) a domingo (20), no Espaço de Eventos do Esplanada Shopping. O feirão tem mais de sete mil imóveis novos, usados e na planta, com crédito fácil e rápido.

Para orientar o internauta a aproveitar o feirão da melhor forma possível, a reportagem da Portal Ipanema conversou com o economista e professor Flaviano Augustinho de Lima.

De acordo com ele, é importante que a pessoa já tenha em mente o tipo de imóvel que pretende comprar. “Quero um apartamento, uma casa, um imóvel novo, pode ser um imóvel usado, quais as características que eu desejo. É importante que a pessoa tenha a clareza de qual a metragem”.

O economista completa que conhecer a localização desse imóvel também é fundamental. “[Ir] visitar os imóveis. Não se cansar, realmente, de analisar tudo com muita cautela. Conversar com o corretor, falar o que deseja, o que precisa. Porque imóveis a gente tem oferta no mercado e a pessoa tem que comprar com muita razão, sem precipitação”.

Outro ponto importante, alerta Lima, é conhecer as formas de financiamento. “Tem que pensar no quanto vai financiar, o quanto vai pagar à vista, quanto pode comprometer da renda. Os custos que vai ter de todo valor da compra. Se vai precisar fazer reforma, adaptação”.

O professor explica que são várias modalidades para financiar a casa própria. “Na modalidade sacre as amortizações são decrescentes: começam maiores e ficam menores. A price, ela sobe um pouco: começa menor e fica um pouco maior”. No caso do financiamento, Lima também orienta que a pessoa fique atenta aos prazos, se pode usar o FGTS para amortizar o saldo devedor, entre outros.

É importante lembrar ainda que não é a Caixa Econômica que está vendendo os imóveis. Quem realiza as vendas são as imobiliárias, incorporadoras e construtoras. Por isso, o economista Flaviano de Lima aponta a necessidade de conhecer bem de quem está se comprando. “Tomar cuidado com escolher a imobiliária, o corretor, devidamente credenciado com o Creci. E imobiliária a dar garantia de que esse imóvel não está vindo com nenhum ônus, com nenhum problema, que a construtora é reconhecida. E se por ventura acontecer alguma coisa, qual é o tempo que eles vão dar de garantia”.

R$ 170 milhões em negócios - A expectativa da Caixa é de que compareçam ao Esplanada Shopping, durante os três dias de evento, cerca de 20 mil pessoas. Também está prevista a geração de 3.100 negócios, com um volume de recursos de R$ 170 milhões. Em 2011, foram realizados 2.850 negócios nos três dias do Feirão, com volume superior a R$ R$ 150 milhões em investimentos.

Agentes - O objetivo do evento é reunir em um único espaço todos os agentes da cadeia de habitação, como construtoras, corretores e técnicos da Caixa, responsáveis pela análise e liberação dos financiamentos. Serão oferecidos imóveis para todas as faixas de renda, com valores que variam de R$ 89 mil a R$ 5 milhões, e média de preço de R$ 130 mil. Os juros variam de 4,5% a 9% ao ano, dentro do SFH, com prestações decrescentes e prazo de pagamento de até 30 anos.

Os imóveis estão distribuídos entre os municípios de Sorocaba, Votorantim, Itu, Salto, Cabreúva, Tatuí e Itapetininga .

Atendimento - A estrutura do Feirão terá uma agência com 30 pontos de atendimento, sendo 5 exclusivos ao Caixa Melhor Crédito. Serão 240 empregados Caixa trabalhando no evento.

No local, poderão ser esclarecidas dúvidas, como documentação necessária e linhas de financiamento disponíveis, e até a assinatura de contratos. Também informações e operações dentro do Programa CAIXA Melhor Crédito.

Servidores Públicos - Entre as novidades para a edição deste ano está a montagem de um espaço específico  para o atendimento de servidores públicos das três esferas – municipal, estadual  e federal, onde serão oferecidos atendimento personalizado e as vantagens do Programa Caixa Melhor Crédito.

Os interessados podem obter informações em todas as agências da Caixa, pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 726 0101), disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, e no sítio da internet www.feirao.caixa.gov.br.

Os interessados em financiar um imóvel poderão participar na sexta-feira, das 18 às 22h, sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 14 às 20h.

 Serviço:
 8° Feirão CAIXA da Casa Própria de Sorocaba
Local: Esplanada Shopping – Salão de Eventos à Av. Profª Izoraida Marques Peres, 401 – Sorocaba/SP
Data: 18 a 20/05/2012
Horário de Atendimento:
Dia 18/05  (sexta): das 18h às 22h 
Dia 19/05 (sábado): das 10h às 20 h
Dia 20/05 (domingo): das 14h às 20h


Ouça:
 

Ouça a Rádio Votorantim