terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tem Notícias entrevista Erinaldo Alves, prefeito de Votorantim

 Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Prefeito fala sobre suas proposta de governo em rodada de entrevistas.
Ele tem três mandatos como prefeito e um como vice-prefeito no currículo
 

O Tem Notícias segue com a rodada de entrevistas com alguns prefeitos da região. O entrevistado desta segunda-feira é Erinaldo Alves da Silva (PSDB), prefeito de Votorantim (SP).
Erinaldo, de 67 anos, foi eleito com 37,45% dos votos. Ele têm três mandatos como prefeito e um como vice-prefeito no currículo. Leia abaixo a transcrição completa da entrevista.

Danielle: Nesta primeira semana de mandato já deu para começar a fazer alguma coisa?
Erinaldo: Esse primeiro momento é mais de adequação da máquina administrativa, principalmente quando você substitui um prefeito que é de um grupo político diferente. Quando você substitui alguém que está no mesmo esquema a coisa fica mais fácil. Nesse momento é preciso conhecer todas as pendências, adequar o sistema à realidade. Esses têm sido os primeiros passos nossos na administração.
Rossito: Durante a campanha o senhor criticou duramente a privatização do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Agora que foi eleito pretende fazer algo a respeito?
Erinaldo: Eu sempre procurei deixar claro que a privatização do Saae foi um ato correto em termos legais. Nós discordamos porque achamos que isso não deveria ser feito. Mas o prefeito que privatizou estava no exercício pleno do mandato, a câmara que autorizou estava no exercício pleno.
Rossito: Sim, mas o senhor sempre foi contrário a isso. E agora?
Erinaldo: O que nós temos feito é o seguinte: procuramos cumprir aquilo que o contrato determina, acompanhando de perto, e se, por ventura, acontecer alguma coisa que exija a interferência da gente, a gente vai interferir. Porque o ato em si é legal, e eu não posso me posicionar contra o que é legal. Agora, se houver alguma falha na execução do contrato a gente interfere.
Danielle: O senhor apontou como prioridade absoluta no seu plano de governo a área da saúde e apontou que o município apresentava deficiências por uma gestão de má gestão. O que o senhor pretende fazer? Como o senhor deve gerir este segmento?
A saúde nós constituímos um grupo gestor. Foi designado alguém para comandar a saúde. Escolhemos representantes dentro de vários segmentos da saúde. Esse grupo gestor vai administrar a saúde nos próximos seis meses. Nós vamos dar todo o suporte para que a administração da saúde transcorra da melhor forma possível, e vamos administrar os resultados.
Rossito: E quando a população vai sentir as mudanças no atendimento?
Erinaldo: Deve estar sofrendo diariamente (sic). Todos os problemas que são detectados, a gente imediatamente comunica e vai verificar o que está acontecendo, e tenta sanar esses problemas.
Danielle: O que o senhor pretende fazer de imediato?
Erinaldo: Nesse momento é dar todas as condições para que eles trabalhem, e avaliar os resultados. Daqui seis meses nós colocaremos em prática na nossa proposta de governo.
Danielle: Em seis meses o senhor acredita que vai ter um diagnóstico exato da situação e aí sim vai começar a implementar ações?
Erinaldo: Nós temos problemas que hoje é difícil você detectar exatamente as razões. Nós temos problemas de atendimento, nós temos problemas de transporte, nós temos problemas de falta de medicamentos. Muitas coisas hoje geraram esta situação. Então nós estamos dando a esses profissionais a condição de eles mesmos restaurarem a saúde de Votorantim. Aí sim, a setorização, a mudança no sistema de atendimento, isso viria após a gente melhorar a qualidade no atendimento em Votorantim.
Rossito: A saúde é prioridade? O senhor identificou como prioridade do seu governo? Uma área que tem que ser atacada com urgência?
Erinaldo: Olha, a saúde desde o início. Porque é um problema que acontece diariamente. Quando alguém procura uma unidade de saúde, é porque está com problema. E quando ele bate em uma porta, bate em duas, bate em três, bate em quatro, encarece, desgasta e acaba gerando uma situação desagradável para todo mundo. Nós pretendemos sanar isso. Agora, junto com isso, essa adequação da máquina, e o início do planejamento da cidade, que isso é fundamental para as ações futuras.
Rossito: O senhor pretende fazer alguma intervenção no sistema viário de Votorantim?
Erinaldo: No planejamento o objetivo principal é isso. Nesse momento vamos refazer o sistema viário, criando novas alternativas de trânsito, principalmente a ideia de um anel viário, que evite que determinados veículos circulem no centro da cidade.
Rossito: Quando o senhor deve iniciar isso, e o principal, quando deve entregar?
Erinaldo: Possivelmente agora, no mês de janeiro, se inicie o processo de de revisão do plano diretor e, particularmente, do sistema viário. No dia a dia nossa ideia é já contratar uma empresa e começar a atacar os pontos mais críticos hoje no centro de Votorantim, mas em seguida um plano mais amplo que resolva o problema para o futuro, inclusive.
Danielle: Prefeito, outra promessa sua foi retomar a implantação dos loteamentos populares, os loteamentos habitacionais. Como vai ser feito isso?
Erinaldo: Nós temos uma Companhia Municipal de Habitação em Votorantim, e para nossa surpresa nós encontramos as coisas um pouco diferentes. Nós temos o desfavelamento na Secretaria de Cidadania. Então nós vamos concentrar tudo na Companhia Municipal de Habitação. E a prefeitura, que foi até certo ponto gestora dos loteamentos populares, dos últimos, nós vamos retomar esse processo. E a prefeitura efetua a desapropriação, efetua prepara a infraestrutura e faz a comercialização com valores simbólicos dos loteamentos populares. E os conjuntos habitacionais continuam se desenvolvendo em nível de CDHU, cooperativas habitacionais, e gestões mais amplas que sempre ocorreram.
Danielle: Até o final deste ano o que a população vai ter, efetivamente, lá em Votorantim?
Erinaldo: Particularmente na área de habitação o processo continua. Tem inúmeras obras em andamento, que nós não estamos interrompendo, o plano diretor nós esperamos que, de uma certa altura, ele já seja realidade, e a gente já comece a atuar em cima disso, continuar atacando os problemas de construção de creches, que isso é um problema sério, rever a escola em período integral, e atacar mais o ensino profissionalizante.


Assista a reportagem:
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/01/tem-noticias-entrevista-erinaldo-alves-prefeito-de-votorantim-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim