quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Coletivo O¹² celebra 5 anos com várias ações

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz

Intervenções artísticas ocorrem a partir de amanhã, no Parque do Matão e na Pedreira do Icatu

Quando se trata de coletivo a ideia de resistência logo se apresenta. Pensar, então, num coletivo de dança contemporânea que une arte, ciência, pesquisa e autonomia dos sistemas vivos na cidade de Votorantim parece ainda mais improvável, pois é justamente essa improbabilidade estatística que há de ser comemorada nesse 5º aniversário do Coletivo O¹².
O motivo a celebrar se anuncia logo de cara, pois são 5 anos de insistência e resistência por uma política da autonomia na arte, sempre em parceria com o poder público e privado, mas nunca dependente deles. Essa autonomia é a palavra de ordem do Coletivo O¹², pois fizeram dela o tema de suas pesquisas artísticas, de seus eventos e de quase a totalidade de suas iniciativas e realizações não só em Votorantim, mas por muitos lugares do Brasil por onde têm passado nesse período, levando o nome de Votorantim e fazendo dela referência no mapa afetivo de quem jamais poderia imaginar a sua existência. 
Vale lembrar que nesse período passaram pela cidade através do convite do Coletivo O¹², duas consultoras internacionais da ONU (Lala Deheinzelin em 2012 e Ana Carla Fonseca em 2011), que usam o O¹² como exemplo em suas palestras internacionais levando assim o nome da cidade pelo mundo. Receberam também doutores de universidades que deram consultorias as suas obras artísticas (Rosa Hercules, PUC-SP em 2009 e Fabiana Dultra Britto, UFBA em 2011), além da prestigiosa visita da mais importante crítica de dança do Brasil, a Dr. Prof. Helena Katz em 2008 (crítica do jornal “O Estado de São Paulo”), entre outras figuras notáveis, como artistas, pesquisadores, coreógrafos nacionais e internacionais.
Receberam também três prêmios federais do MINC, crítica nos maiores veículos do pais a exemplo dos jornais “O Estado de Minas” e “O Estado de São Paulo” e desenvolveram até 2012, mais de 150 ações culturais, tendo mais de 18 vídeos produzidos e seguem com novos projetos e novas criações em seu repertório.
Para quem gosta de checar as informações vale o exercício de visitar a página do grupo na internet, o próprio blog serve como historiografia de suas ações e contem nele os registros dos projetos realizados ao longo desses 5 anos. Há ainda no blog um Wedget que é um mapa que mostra de onde o Coletivo O¹² é visto, e nele destinos como Africa, Áustria, Finlândia e Japão constam no mapa. Contam os integrantes do coletivo que o aplicativo funciona muito bem, pois no ano passado após piscar no mapa do aplicativo um visitante Austríaco, na mesma semana este visitante entrou em contato para receber material do grupo, se tratava de um curador de um importante festival da Europa.
Conhecidos pelas suas intervenções urbanas, nas praças, nas vitrines das lojas e terminais de ônibus da cidade de Votorantim, também conhecidos pelos vídeos-danças, pelo premiado espetáculo “Quando se desprendem as partes” e por seu envolvimento em causas ambientais, fazendo da arte uma estratégia de educação ambiental com escolas da rede municipal, utilizando do poder nucleador da dança para reativar a Pedreira quase morta no Jd. Icatu e com os eventos e espetáculos no Parque do Matão o Coletivo O¹² festeja e agradece o acolhimento da secretaria de Meio Ambiente que desde 2008 e que agora mesmo com outro grupo político os acolhe e os cede sua sala de ensaios e de treinamentos, onde tudo é pensado, produzido e gerado. Outro motivo a comemorar é o novo secretario de cultura que estabeleceu uma boa interlocução com o grupo e que permite o O¹² voltar a ser parceiro da Secretaria de Cultura.

Ações
Como de costume o grupo comemora seu aniversário com a cidade, sempre presenteando Votorantim com suas ações artísticas e eventos culturais e desta vez as iniciativas comemorativas serão duas.
Amanhã, às 19h, acontecerá uma “Canja Criativa”, no Parque do Matão. O evento trata-se de uma espécie de sarau artísticos onde colegas da área presenteiam o O¹² com canjas de suas artes, entre os “canjeiros” haverão, músicos, cantores, atores, bailarinos, contadores de historia.
Já no domingo, dia 17/02, às 18h, acontecerá a segunda edição do projeto “Dança na Pedreira, com piquenique comunitário, ensaio aberto da nova criação do Coletivo O¹² + exibição de um filme media metragem feito por eles, gravado na Pedreira do Icatu.
Os eventos são gratuitos, abertos ao público e com indicação livre. Para quem quiser saber mais sobre o grupo visite suas paginas na internet ou entre em contato: www.odoze.blogspot.com  ou pelo e-email contato@coletivoo12.com.br.

Serviço

13/02 - Canja Criativa as 19h

Local: no Parque do Matão, que fica na ruya Angelo Delapassi s/ nuúmero, no Parque Bela Vista.

17/02 -  Segunda edição do projeto “Dança na Pedreira”,

18h – Piquenique Comunitário
19h – Ensaio aberto com o Coletivo O¹² - mostra de procedimentos e protocolos de treinamento.
20h – Mostra de Video-Dança

Local: rua Humberto Della Pacce, na Pedreira do Jardim Icatu.

Infos: Os eventos são abertos a comunidade e gratuitos. Em caso de chuva o evento na pedreira será cancelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim