domingo, 24 de fevereiro de 2013

Comerciantes e fabricantes preparam-se para a Páscoa

Gazeta de Votorantim
Benjamim Pesce

A Páscoa representa a morte e a ressurreição de Cristo para as religiões cristãs, porém é uma época aguardada com ansiedade, também, por pessoas e comércios que trabalham com produtos relacionados à ocasião, pois apostam no aumento no número de vendas neste ano.

Dobro de vendas

A necessidade de reforçar a renda da casa fez com que Regina Sanches, 54 anos, começasse a produzir ovos de páscoa desde que chegou de São Paulo, há 35 anos. Em pouco tempo, a doceira chamou a atenção do público, conseguindo alavancar as vendas, fazendo com que necessitasse do apoio dos filhos na produção.
“Foi uma ótima forma de me aproximar dos meus filhos, trazer as crianças para nosso universo. Comparo ovo de páscoa a um bebezinho, já que os dois precisam de diversos cuidados. Meus filhos sabem todos esses requisitos. Tínhamos que encostar na parede para não dormir”, diz.
A expectativa de vendas para este ano é de um aumento de 50% em relação a 2012. Um dos motivos, segundo Regina, são as redes sociais. “Estamos confiantes. Vendemos muitos panetones no natal e as pessoas disseram que irão voltar a me procurar. A febre das redes sociais me ajudou demais. As pessoas tiravam fotos do panetone e postavam na internet. Tive muito retorno na época. Meus clientes são fieis. Nunca fiz publicidade do meu trabalho”.
A doceira conta que no ano 2000, chegou a produzir mais de uma tonelada de chocolate. A causa seria a gama de possibilidades que disponibiliza. “Naquele ano, formavam-se filas na frente da loja. Tenho que usar a criatividade, sair da mesmice. Posso trabalhar com diversos sabores. Em supermercados não há tanta opção. Podemos oferecer melhores preços aos clientes”, afirma.
Regina Sanches ministrará um curso sobre a produção de ovos neste sábado (24/02), em Votorantim. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3243 8686.


Aumento na produção

Com uma expectativa de crescimento de 30% nas vendas em comparação ao ano passado, uma fábrica de trufas e brigadeiros de Votorantim acelera a fabricação para dar conta do número de pedidos feito nesta época.
Segundo Thiago Fernando Santos Leite, proprietário, a produção conta com nove funcionárias e se necessário, poderá contratar mais alguns. “Creio que vamos vender mais 25 mil chocolates que 2012. Se precisar chamaremos mais algumas pessoas para dar um apoio. Estamos reforçando o estoque, pois temos muitos pedidos”.
A novidade ficará por conta da trufa em miniatura. “Está havendo uma grande procura pela trufinha, principalmente pelas doceiras, que querem o chocolate para colocar de recheio”, diz Leite.

Época lucrativa


O período é aguardado com ansiedade pelos supermercados. Marcel Leite, responsável pelo setor de compras da rede Malucho, afirma que esta época é uma das mais lucrativas. “A páscoa só perde para o natal. A venda de ovos representa um aumento de 15% do faturamento. Compramos 2.500 ovos para cada unidade em Votorantim. Esta é a nossa meta. Além dos ovos, os consumidores procuram peixes e bacalhau”.
Os ovos que tem maior procura são os infantis. “Todos os anos, esses costumam faltar. Não duvido que aconteça o mesmo agora. A criançada adora esse modelo por causa dos brinquedos que vem no recheio”, explica Leite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim