
Avenida Pedro Augusto Rangel dá acesso ao bairro
Amélia e Antonino de Barros moram na Vila Nova desde a criação do bairro
Fotos: Alana Damasceno
Rua J e rua 12. Elas não existem mais no município. Ou melhor, existem. Só que criaram outra identidade. Para quem não conhece estas são as Ruas Francisco Costa e Eneas de Campos, respectivamente. Elas fazem parte do bairro Vila Nova Votorantim, que completa 29 anos no próximo mês.
No local, há mais de 10 mil moradores, isto, contando com os bairros adjacentes: Conjunto Mário Augusto Ribeiro, Votorantim Park I e II, Jardim São Matheus, Altos de Votorantim entre outros. A grande distância até o Centro proporcionou o desenvolvimento do comércio local, concentrado principalmente na Avenida Pedro Augusto Rangel, além da Rua Odete Gori Bicudo.
Antonino Barros (66) mora na Vila Nova desde o nascimento do bairro. Ele conta que as ruas eram separadas assim: por letra e número. Antes morador do Rio Acima, ele explica que veio morar na Vila por conta das casas construídas, que poderiam ser financiadas por quem possuía baixa renda na época. Integrante da diretoria ASCAM VNV (Associação Comunitária de Amigos e Moradores da Vila Nova Votorantim) afirma que não via a hora de ir para o novo bairro. “Lembro que a primeira rua a ser asfaltada foi a nossa”. Antonino também comenta que apesar de acontecerem alguns casos de assalto, ainda considera um bairro tranqüilo. “Já cheguei a passar um bom tempo em São Paulo sem precisar me preocupar com a casa”.
Com o passar dos tempos, o bairro evoluiu. Antonino disse que presenciou pessoas que se mudaram do bairro vendendo a própria casa e depois queriam retornar. “Cheguei a presenciar gente que queria comprar de novo a casa que vendeu”.
Iniciativa cultural
Joelma Palmeira, produtora cultural, também mora na Vila Nova desde que as chaves das primeiras casas foram entregues. “Gosto muito das pessoas que moram aqui. Procuro ouvi-las e trabalhar em prol delas”. Joelma é organizadora do evento Arrastão Cultural, que reúne diversas apresentações artísticas todos os anos. “Nele, trazemos shows musicais, corrida de pedestres, oficinas de pinturas. São atividades para o dia todo”.
A produtora aproveita para falar sobre as necessidades do local. “Ele carece de um espaço onde eventos possam ser realizados. Organizamos vários tipos de atividades. Outros bairros contam com áreas adequadas, o nosso não”.
Festas de aniversário
Em comemoração aos 29 anos celebrados em 10 de março, a Vila Nova Votorantim receberá atividades tanto da ASCAM quanto do Arrastão Cultural. Antonino conta que fará um festival de pizza no dia nove de março. Os sabores serão de portuguesa e calabresa a custo de R$ 15 cada. Os pedidos antecipados podem ser feitos através do telefone 3243-4089 e retirados na sede da Associação que fica na Avenida Pedro Augusto Rangel, 2290.
O Arrastão Cultural está em sua 9ª edição e acontecerá no dia 31 de Março. Ele acontecerá no Centro Esportivo da Vila Nova e irá das 14h às 23h. A entrada é gratuita e contará com apresentações de bandas de rock, grupos de pagode entre outras atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.