Valdinei Queiroz
Em entrevista à Folha, titular da Pasta falou dos planos para os próximos quatro anos, inclusive com valorização do professorado e ampliação do ensino técnico
Além de priorizar a área da Saúde, problema enfrentado em todo o país, o prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) também focará a área educacional do município. O objetivo é melhorar a qualidade do ensino, visando o aprimoramento e a valorização dos professores. Além disso, melhorar os espaços de aprendizagem, ampliar as Escolas de Tempo Integral, construir novas creches e expandir o ensino técnico profissionalizante, hoje, uma das áreas mais carentes pela população.
Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, nomeada secretária de Educação (Seed) de Votorantim, disse à Folha que pretende ampliar o número de escolas que atuam em período integral. Atualmente, a cidade conta com 14 escolas municipais em tempo integral. Além desse montante, o Sistema Serviço Social da Indústria (Sesi) de Votorantim também implantou aulas em tempo integral.
A secretária explica que, há quatro anos, houve um “boom” na educação nacional, em que as escolas aumentaram o horário das aulas, no intuito de agregar conteúdo aos alunos da rede de ensino do País.
“Ficar na escola quatro horas e meia, por dia, é muito pouco”, afirma. Segundo Isabel, ao término das aulas, a criança fica ociosa e acaba indo brincar nas ruas do bairro onde reside sem qualquer proteção familiar. “Estimulá-las com atividades educacionais dentro da escola é uma solução viável.”
A Internet e sua utilização no âmbito educacional também foi tema de discussão com a secretária. De acordo com ela, os professores têm a incumbência de levar conhecimento de como manusear a Internet dentro e fora das escolas.
Quanto ao cardápio escolar, Isabel disse que irá reaver a qualidade dos alimentos e, também, as opções de refeição. “A equipe de nutrição sempre irá olhar a composição dos alimentos que vão à mesa dos alunos, para que eles tenham uma ótima refeição.”
Atualmente, a rede municipal de ensino é composta por 46 unidades escolares, sendo 22 CMEIs, 14 EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), e 12 EMEIEF (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Ao todo, cerca 11 mil alunos estão matriculados na rede municipal. O município ainda conta com 12 escolas estaduais.
Novas creches
Há duas creches com obras de construção em andamento, na Vila Ondina e Parque São João. As duas novas unidades estão sendo construídas com recursos do governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Há uma terceira, com recurso do Governo do Estado de São Paulo, que será instalada brevemente e, por enquanto, a secretária não quis informar a localidade.
A unidade da Vila Ondina, que está sendo construída na rua Venizia dos Santos Albertoni, na região da Vila Garcia, terá 564 metros quadrados de área construída, com salas para atender crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, além de salas administrativas, lactários, berçários e espaços multiuso.
Já no Parque São João, a unidade terá 1.118 metros quadrados de área construída, com salas de berçário e de atividades, pátio com refeitório, espaço multiuso e um anfiteatro. A creche está sendo implantada na avenida Octaviano de Góes Vieira. Tais unidades väo atender às mães dos respectivos bairros e, consequentemente, desafogar outros bairros. Com isso, a mãe terá a possibilidade de deixar seu filho com toda a segurança e atenção necessária enquanto vai ao trabalho.
Leitura
A secretária de Educação é graduada em Pedagogia, com aperfeiçoamento em Educação Especial, especialização em Educação Física adaptada a Deficiências, mestre em Educação. Foi professora na rede municipal de ensino de Sorocaba e professora formadora para capacitação de professores nos temas alfabetização e inclusão escolar.
Pelo seu currículo, é visto que Isabel tem vasta experiência na área da educação. Ela, como professora e pedagoga, estimula os alunos a praticarem a leitura diariamente.
A secretária pretende ampliar o acervo existente da Biblioteca Municipal de Votorantim, de uma forma que todos tenham o prazer da leitura. “Minha ideia é criar um projeto para excitar tanto a criança quanto o idoso.”
O espaço possui cerca de nove mil livros, sendo, mais de dois mil só para pesquisas. Entre os que podem ser retirados constam edições de poesia, Literatura Brasileira, Juvenil, Infantil e Estrangeira. O local oferece ainda, contos, crônicas, religião, esoterismo, psicologia, folclore, educação, cinema, livros em Braille, além de jornais e revistas.
Bolsa Uniforme
Com a mudança de governo, uma parcela dos votorantinenses ficou apreensiva com um possível corte no programa Bolsa Uniforme, que foi implantado durante a gestão Carlos Augusto Pivetta (PT). “Ouvi alguns boatos dizendo que, com a chegada de Erinaldo, o Bolsa Uniforme seria cancelado”, comenta a secretária.
Ela, que foi chefe da Divisão de Apoio Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal em Sorocaba, já havia estudado sobre o programa e disse que projeto com finalidade de política pública não há como retirar do plano de governo.
Isabel comenta que, por enquanto, o Bolsa Uniforme não será modificado. Ela diz que, caso os munícipes solicitarem reparos no programa e se for possível e viável, será alterado, sim.
Os apreciados por esse benefício devem estar matriculados desde o maternal II, na Educação Infantil, até o 5° ano do Ensino Fundamental.
Ensino profissionalizante e superior
Os cursos técnicos e de nível superior também estão na pauta da Secretaria de Educação do município.
Hoje, em nível superior, a cidade conta com a Faculdade Pitágoras, o Polo Master Votorantim, que oferece cursos de educação a distância (EaD) da Universidade Unopar e da Faculdade Fael, Uniararas (Colégio Bela Alvorada), Universidade Aberta do Brasil (UAB), e a Faculdade Instituto Nobre Educacional, que será instalado na rua Albertina Nascimento, prédio onde funcionou o colégio René EGG. Quanto às escolas técnicas, Votorantim tem a ETEC e a Extensão Professor Daniel Verano.
De acordo com a responsável pela pasta de Educação, o objetivo é ampliar os cursos que esses institutos já oferecem. Sobre a possibilidade de implantar uma Fatec na cidade, Isabel disse que é uma faculdade importantíssima no Estado de São Paulo, mas que, por enquanto, não há nenhum projeto concreto para ser instalada em Votorantim, tal como outros cursos técnicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.