Alana Damasceno
Lojistas protestam contra as duas feiras que acontecem simultaneamente na cidade
Comerciantes entraram no gabinete do prefeito para exigir explicações a respeito da vinda das feiras
A vinda das chamadas “feiras da madrugada” para Votorantim causou descontentamento para os comerciantes do município. Em forma de abaixo-assinados, protocolos de comunicação e protestos, eles se declararam totalmente contra a atitude da prefeitura que liberou os espaços para que os eventos acontecessem. As feiras começaram nesta sexta-feira (22), uma no Jardim São Luís e outra na Praça de Eventos “Lecy de Campos”, com previsão para continuar durante todo o fim de semana, apesar de esta última não ter autorização do Corpo de Bombeiros para funcionar.
No protesto que ocorreu nesta sexta-feira e reuniu cerca de 30 comerciantes, foi exigida uma posição do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) a respeito da emissão do alvará para o evento. Abimael dos Santos, proprietário da loja Dirce Modas, reclamou da postura da prefeitura. "Não entendo como ela autorizou a realização dessa feira. Como ficamos nós, que pagamos impostos o ano inteiro? Se eles se preocupassem com a gente teriam baixado os impostos", diz.
O vereador Pedro Nunes (PDT) também se declara contra a realização das feiras no município. Além de não aprovar, critica a atitude da prefeitura. “Isto passou pelas mãos do prefeito para que o alvará de funcionamento fosse autorizado. Sem ele este evento não viria para Votorantim”. Nunes ressalta que as feiras somente dificultam o trabalho do comércio. “Isto não melhora nosso mercado. Só atrapalha”, reclama.
O presidente da ACEV (Associação Comercial e Empresarial de Votorantim), David de Oliveira, aproveitou para declarar a chegada da feira como “oportunismo”. Oliveira declara que foi pego de surpresa com o evento. “Desta vez, tivemos conhecimento em cima da hora. Sempre que sabíamos que a feira vinha para a cidade, tomávamos todas as providências para que ela não acontecesse”. Como forma de defender os comerciantes, David informa que protocolou junto ao Procon e Receita Federal um comunicado que cita a vinda do evento. “Mandamos um e-mail para que eles pudessem verificar o ocorrido aqui na cidade”.
Em conversa com Erinaldo, David, antecipou que a Associação Comercial fará eventos especiais na cidade. “Já ganhamos o apoio da prefeitura. O prefeito nos pediu desculpas pelo incidente de trazer as feiras e garantiu que isto não acontecerá novamente”.
Feira irregular
Porém, os problemas vão além destes. O tenente do Corpo de Bombeiros de Votorantim, João Paulo Oliveira declarou que a feira realizada na Praça de Eventos não possui AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), ou seja, não poderia acontecer. Segundo ele, isto pode resultar em interdição e até multa. “Mandamos um ofício para a prefeitura comunicando que não há documento que autorize o evento”. Em caso de acidente ou incêndio no local, os bombeiros atendem normalmente, entretanto, o caso viria à Justiça para acusar o responsável. Já a feira que é realizada no Jardim São Luís possui a vistoria dos bombeiros. Apesar de incomodar, os consumidores aprovam o evento. Ana Laura Marques diz que saiu de Sorocaba para fazer as compras. “Acho muito bom e barato. Virei toda vez que tiver”, conta carregando duas sacolas de compras. Karina Ferreira, do Jardim Novo Mundo, sorri ao dizer que comprou. “Lingerie, vestidos, blusas. O preço compensa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.