domingo, 24 de fevereiro de 2013

Feiras da madrugada irritam comerciantes locais

Gazeta de Votorantim
Alana Damasceno

Lojistas protestam contra as duas feiras que acontecem simultaneamente na cidade



Comerciantes entraram no gabinete do prefeito para exigir explicações a respeito da vinda das feiras



A vinda das chamadas “feiras da madrugada” para Votorantim causou descontentamento para os comerciantes do município. Em forma de abaixo-assinados, protocolos de comunicação e protestos, eles se declararam totalmente contra a atitude da prefeitura que liberou os espaços para que os eventos acontecessem. As feiras começaram nesta sexta-feira (22), uma no Jardim São Luís e outra na Praça de Eventos “Lecy de Campos”, com previsão para continuar durante todo o fim de semana, apesar de esta última não ter autorização do Corpo de Bombeiros para funcionar.

No protesto que ocorreu nesta sexta-feira e reuniu cerca de 30 comerciantes, foi exigida uma posição do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) a respeito da emissão do alvará para o evento. Abimael dos Santos, proprietário da loja Dirce Modas, reclamou da postura da prefeitura. "Não entendo como ela autorizou a realização dessa feira. Como ficamos nós, que pagamos impostos o ano inteiro? Se eles se preocupassem com a gente teriam baixado os impostos", diz.

O vereador Pedro Nunes (PDT) também se declara contra a realização das feiras no município. Além de não aprovar, critica a atitude da prefeitura. “Isto passou pelas mãos do prefeito para que o alvará de funcionamento fosse autorizado. Sem ele este evento não viria para Votorantim”. Nunes ressalta que as feiras somente dificultam o trabalho do comércio. “Isto não melhora nosso mercado. Só atrapalha”, reclama.

O presidente da ACEV (Associação Comercial e Empresarial de Votorantim), David de Oliveira, aproveitou para declarar a chegada da feira como “oportunismo”. Oliveira declara que foi pego de surpresa com o evento. “Desta vez, tivemos conhecimento em cima da hora. Sempre que sabíamos que a feira vinha para a cidade, tomávamos todas as providências para que ela não acontecesse”. Como forma de defender os comerciantes, David informa que protocolou junto ao Procon e Receita Federal um comunicado que cita a vinda do evento. “Mandamos um e-mail para que eles pudessem verificar o ocorrido aqui na cidade”.
Em conversa com Erinaldo, David, antecipou que a Associação Comercial fará eventos especiais na cidade. “Já ganhamos o apoio da prefeitura. O prefeito nos pediu desculpas pelo incidente de trazer as feiras e garantiu que isto não acontecerá novamente”.


Feira irregular

Porém, os problemas vão além destes. O tenente do Corpo de Bombeiros de Votorantim, João Paulo Oliveira declarou que a feira realizada na Praça de Eventos não possui AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), ou seja, não poderia acontecer. Segundo ele, isto pode resultar em interdição e até multa. “Mandamos um ofício para a prefeitura comunicando que não há documento que autorize o evento”. Em caso de acidente ou incêndio no local, os bombeiros atendem normalmente, entretanto, o caso viria à Justiça para acusar o responsável. Já a feira que é realizada no Jardim São Luís possui a vistoria dos bombeiros. Apesar de incomodar, os consumidores aprovam o evento. Ana Laura Marques diz que saiu de Sorocaba para fazer as compras. “Acho muito bom e barato. Virei toda vez que tiver”, conta carregando duas sacolas de compras. Karina Ferreira, do Jardim Novo Mundo, sorri ao dizer que comprou. “Lingerie, vestidos, blusas. O preço compensa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim