domingo, 24 de fevereiro de 2013

“Nunca dei as costas a ninguém”

Gazeta de Votorantim


João Cau


Não eleito em 2008 após cinco mandatos consecutivos, João Cau acredita que seu retorno à Câmara é um reconhecimento da população pelo atendimento prestado
João Cau é praticamente um vereador de carreira. Eleito pela primeira vez em 1988, ele exerceu o cargo por cinco mandatos consecutivos. Se, em 2008, ele não foi reeleito, os quatro anos que se seguiram podem ser vistos como um hiato. Com 1.111 votos nas últimas eleições, João Cau voltou a ocupar um assento na Câmara, pelo PSC.
“Estar de volta é um sentimento muito bom, porque acredito que fui reconhecido novamente pela população”, afirma o vereador. “Acredito que é um reconhecimento pelo meu caráter, pela minha responsabilidade, por eu ser atencioso com os eleitores. Nunca dei as costas a ninguém, por menor que fosse o pedido.”
O compromisso de João Cau é retomar o trabalho da mesma forma de antes. “Em tudo aquilo que for bom para a cidade, a gente vai estar junto”, diz João Cau, que, em tese, seria da oposição ao prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB), pois, nas eleições, seu partido compôs a coligação de Carlos Pivetta, candidato à reeleição pelo PT, porém já na eleição para a presidência da Câmara colocou-se ao lado dos vereadores da situação. João Cau afirma que uma de suas intenções nestes quatro anos é “ter uma boa relação com o prefeito”. Aliás, o vereador demonstra aprovação a todos os que já viu chefiarem o Executivo votorantinense. “Pivetta é um excelente prefeito. Trabalhou muito bem pela cidade. Assim como todos os prefeitos”, diz ele, enumerando pela ordem os prefeitos que governaram Votorantim: “Assim como o Zeca Padeiro, o Erinaldo, o João Souto e o Jair Cassola”.
“Minha atuação como vereador vai ser em prol da cidade. Isso cabe ao povo julgar”, diz João Cau, que defende que as prioridades deste governo sejam a habitação, saúde e educação. “Estes que são os itens de primeira necessidade da população.”

O início

João Cau conta que, em 1988, José de Oliveira Souza, o Zeca Padeiro, o convidou para sair candidato a vereador. “Nunca tinha lidado com política. Estranhei o convite”, ele explica. O chamado teria sido feito por conta da expressão que João Cau tinha em seu bairro, de forma que ele poderia ajudar a região a receber melhorias.
“A Vila Garcia era um bairro esquecido”, diz Cau, que enumera os problemas de lá: “esgoto a céu aberto, falta d’água, sem luz, sem transporte”. “O bairro tinha somente uma escola estadual, a Antonieta Ferrarese, e nada mais.”
Nas eleições daquele ano, ambos foram eleitos pelo PTB, Zeca Padeiro para prefeito e João Cau para vereador. Segundo João Cau, ele foi o terceiro vereador mais votado, com 652 votos. A partir daí, João Cau fez cinco mandatos consecutivos, sendo dois pelo PTB, dois pelo PSDB e um pelo PDT. Candidato pelo PSC em 2008, embora tenha sido o sétimo vereador mais votado, com 967 votos, não se elegeu. Além de comentar que naquelas eleições não pôde se dedicar muito à campanha, João Cau se diz contra essa regra dos votos proporcionais. “Acho errado que a cadeira seja do partido. O eleitor vota no candidato, não no partido. Os eleitos deveriam ser os mais votados.”
Sem deixar de dar seus próprios créditos, João Cau diz que, hoje, a Vila Garcia é um “bairro privilegiado, que tem praticamente tudo”. O que o vereador defende para o bairro de imediato são obras de infraestrutura para a juventude, como pistas de skate e bicicross e um Espaço Jovem.


Vida e família


Nascido em Sorocaba em setembro de 1948, João Cau teve inúmeras profissões. Com 14 anos, começou como tecelão. Passou pelas fábricas Ângelo Vial, Barbero e Metidieri, entre outras. Se tornou corretor de imóveis em 1963. Em 1984, com a área imobiliária em crise, Cau se mudou para Votorantim, quando abriu um comércio de materiais de construção na Vila Garcia.

João Cau é viúvo de Naíde Batista. Eles se casaram em janeiro de 1973. Naíde faleceu em 2008. João Cau tem quatro filhos e sete netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim