domingo, 17 de fevereiro de 2013

Jardim Primavera clama por melhorias


Gazeta de Votorantim
Benjamim Pesce

Entre as solicitações dos moradores estão à construção de uma UBS e vagas em creche



Mães alegam que não conseguem vaga na creche
Foto: Benjamim Pesce


Ponto de ônibus está tomado pelo mato
Foto: Benjamim Pesce


A longa distância até o centro de Votorantim é apenas um dos problemas que atinge os moradores do Jardim Primavera. Por não contar com uma unidade básica de saúde, os habitantes têm que se locomover até o Novo Mundo, bairro vizinho, para receber atendimento, quando necessário.


Marta Domingos, moradora do local, diz que por não haver a garantia de que será atendida na UBS, prefere ir até o Parque Bela Vista. “Eu vou até o bairro da minha mãe. Lá é certeza de que serei atendida. Faço isso para não acabar discutindo com os funcionários. Algumas vezes fui até a UBS do Novo Mundo e tive que voltar sem a consulta. É péssimo para marcar consulta. Tinha que ter um aqui no Jardim Primavera”.

Sujeira acumulada

Outra reclamação é a quantidade de sujeira amontoada nas áreas verdes. João Maria da Silva, que mora em frente a um desses terrenos, afirma ter tido problemas por causa do entulho. “Jogam de tudo neste terreno, desde animal morto, até resto de construção. Por diversas vezes tive que matar animais peçonhentos. Quando vou à prefeitura, dizem que irão fiscalizar, mas só fica na promessa. Não duvido que possa haver pontos de dengue”.
O lixo se mistura no meio do mato alto, que toma conta das calçadas. Rosa Maria da Cruz reclama que tem que ir até o meio da rua para subir no ônibus. “O ponto de ônibus está tomado pelo mato. Não tem como esperar lá. Tem que ficar o tempo todo na rua. Como aqui não tem lombada, os carros passam correndo e é perigoso”.

Vaga em creche

Os moradores reivindicam mais vagas na creche. O bairro conta com uma unidade, inaugurada no ano passado. “Como pode uma creche ser inaugurada recentemente e em tão pouco tempo não ter vaga? Minha tia trabalha e eu tenho que cuidar da minha prima. Outras mães daqui do Primavera estão com o mesmo problema, precisam largar o trabalho para ficar com o filho. Não houve critério de seleção”, diz a moradora Camila Faria.

Opção de lazer

Fernando Donizeti de Jesus Ramos mora no bairro há 15 anos e diz que nunca houve uma opção de lazer para os moradores. “Nunca fizeram nada por nós. Gostaria que construíssem uma praça para as crianças terem um local para brincar. Também seria interessante se fizessem um campo de futebol ou uma quadra para batermos uma bola”, solicita.

Serviços já começaram

A Prefeitura de Votorantim informou, através da secretaria de comunicação, que uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), esteve no bairro na quinta-feira (14/02), realizando a limpeza de bocas-de-lobo e de galerias pluviais. Quanto à capinação e roçagem, os serviços seguem um cronograma, que também irá atender o bairro.


A Secretaria de Saúde informa que a Unidade Básica de Saúde atende a uma área de abrangência regularizada pelo Ministério da Saúde. Diante disso, a UBS do Jardim Novo Mundo é estruturada para atender a demanda dos bairros adjacentes, no caso o Jardim Primavera.

Quanto ao atendimento da creche, a prioridade tem sido para as mães do bairro e principalmente aquelas que precisam trabalhar durante o dia. A Secretaria de Educação informa ainda que de fato a procura é muito grande, tendo em vista o crescimento populacional do bairro, bem como das proximidades, levando em consideração ainda a qualidade do atendimento na unidade. Desta forma a própria secretaria tem encaminhado as mães para as unidades mais próximas e onde há vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim