Gazeta de Votorantim
Alana Damasceno
Escola agora tem Ensino
Médio integrado com curso técnico
Alunos têm aulas em tempo integral prestando apenas um vestibulinho
Foto: Alana Damasceno
O ano letivo já começou nas ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) do Estado de São Paulo. Em Votorantim, as aulas voltam com uma novidade: a ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio). Os alunos que fizeram o último vestibulinho para o ensino médio no período da manhã puderam escolher um curso técnico para estudar durante a tarde, assim ampliando a capacitação profissional.
A diretora da escola, Profª Leni Palmira Piacitelli, explica que a ETIM funciona através da parceria entre a Centro Paula Souza (responsável pelas ETECs) e a Secretaria de Educação do Estado. “No primeiro ano do médio ele já pode ter aulas do técnico. Não basta somente a formação do aluno na escola. É importante que ele se capacite para o mercado de trabalho”.
A ETEC Votorantim atualmente oferece os cursos de informática, redes de computadores, secretariado, marketing, serviços jurídicos e administração, todos com duração máxima de um ano e meio. No município, há duas extensões que funcionam nas Escolas Estaduais Daniel Verano e Senador José Ermírio de Moraes. Há também um braço da escola em Capela do Alto.
Novo curso
Está prevista para o meio do ano a vinda do curso de plásticos. As aulas serão voltadas para a área industrial e foram requisitadas por diversas empresas da cidade para a qualificação de profissionais que já trabalham na área, quanto para a capacitação de novos. “Desde que implantamos a ETEC queremos este curso. Antes, não seria possível por não termos estrutura”. A diretora explica que ainda não há a confirmação do curso, entretanto, todo o mecanismo para a chegada dele já foi feito. “Possuímos o laboratório de química e biologia, onde serão lecionadas as aulas”.
À mercê da comunidade
Leni ressalta que a população também pode solicitar cursos técnicos à ETEC. “O curso de serviços jurídicos, por exemplo, foi a comunidade que requisitou”. Para que o cidadão possa contar com um curso específico basta procurar a prefeitura, porém a demanda deve ser considerável. “Dependendo do número de solicitações, a prefeitura encaminha o pedido à Centro Paula Souza. A proposta é analisada e aí então vemos a possibilidade de tê-lo aqui”, finaliza.
Vestibulinho
As próximas inscrições acontecem em maio com prova sendo realizada em junho. A ETEC fica na Rua Irma Ferraresi Votorantim, sem nº. Telefone 3242-6636.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.