domingo, 17 de fevereiro de 2013

Varzeano: "Quebra de braço" entre Sespol e clubes


Gazeta de Votorantim

Os times da várzea de Votorantim vieram dispostos a conseguir a todo custo o que queriam, ou seja, a liberação para 100% dos jogadores serem de fora da cidade - os “estrangeiros” - durante o congresso técnico do Campeonato Varzeano da primeira divisão de 2013.

Os clubes fizeram uma lista assinada por dez times que sugeriam o “libera geral”, sob a alegação que o torneio, em anos anteriores, estava muito centralizado três equipes – Jardim Clarice, tetracampeão, MC Jardim Clarice e Cachoeira. E, por isso, era preciso “fortalecer” os demais.

No entanto, as equipes não esperavam que o novo secretário, João Carlos Taborda, e seu diretor, Décio Prado, fossem “duros na queda”. Eles “aguentaram a pressão” após ouvirem os argumentos do “G-10” (somente o Jardim Clarice e MC Jardim Clarice não assinaram a lista), porém os responsáveis pela Sespol ficaram em pé e deixaram claro que não mudariam nada do que estava previsto, ou seja, podem-se ter apenas sete jogadores de outras cidades em cada time.

A conversa ficou tensa em certos momentos, com a pressão do G-10. Mas, em determinado momento, surgiu uma proposta para “pacificar” nos ânimos, ou seja, “nem tanto ao mar, nem tanto à terra”, não permitindo a liberação geral, nem mantendo apenas sete jogadores de fora, optou-se por permitir 10 “estrangeiros”.

Enfim, houve um consenso e a proposta foi aprovada, com ressalvas. Nem Taborda e Décio ficaram totalmente satisfeitos, nem o G-10.

Em contrapartida, a Sespol resolveu “endurecer o jogo”, e será mais severa. Em caso de WOs, os times, pós-julgamento da justiça desportiva, poderão ser eliminados e rebaixados direto para a segundona.

Já esperavam - Os “mandatários” da Sespol disseram que já esperavam essa “pressão” pedindo a abertura geral de jogadores: “No entanto, como assumimos apenas neste ano, resolvemos manter o sistema que vinha sendo adotado, apenas com essa pequena abertura a mais, aumentando de sete para dez o número de jogadores de fora. Entendemos que não é benéfico para a cidade e para o varzeano, a liberação geral. Pode até, num primeiro momento, parecer que haverá mais equilíbrio, mas como nosso torneio corre paralelo ao de Sorocaba, mais cedo ou mais tarde teremos vários WOs e isso não é bom para o torneio nem para os clubes e para a cidade”, previram Taborda e Décio em entrevista concedida para a TV Votorantim nesta semana.

Clássico do Votocel – Na mesma reunião, a Sespol realizou o sorteio dos times e liberou a primeira rodada. O destaque fica para o clássico do Votocel entre AD Votocel x Vila Amorim na primeira rodada, em 10 de março. A tabela completa sai nesta semana.


Entenda o Varzeano 2013

* Serão 12 times que jogam entre si em turno único de 11 rodadas, a começar por 10 de março. Cada rodada com seis jogos.

* Ao final do turno e das 11 rodadas, se classificam para a segunda fase os oito melhores times; também ao fim da primeira fase serão rebaixados os dois últimos para a segunda divisão de 2014.

* Na segunda fase os oito times serão divididos em quatro grupos de dois times, que jogarão duas partidas, com mando de campo da Sespol, e sem vantagem para nenhum time, classificando-se quem fizer mais pontos; se houver empate nos pontos, saldo de gols e gols marcados nos dois jogos, a decisão sairá nos pênaltis. Esse critério anterior valerá para as quartas, semifinais e finais.

* O torneio terá 66 jogos na primeira fase, 8 na segunda, 4 na terceira e 2 na quarta fase, totalizando 82 partidas.

* Serão premiados, ao final, além do campeão e vice, o artilheiro, goleiro menos vazado e time mais disciplinado.

A primeira rodada do Varzeano

10 de março, domingo 9h45
Cachoeira x Flamengo – Cachoeira
MC Jardim Clarice x Rio Acima - Jardim Clarice
Fluminense x Vila Garcia – Fluminense
Guanabara x Jardim Clarice – Guanabara
São Lucas x Grêmio São João - Flamengo
Vila Amorim x Votocel - Votocel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim