sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Passageiros querem mais paradas de ônibus

Jornal Cruzeiro do Sul
César Santana
programa de estágio

Moradores de Votorantim reclamam que há apenas dois pontos de embarque
 
 Distância entre um ponto e outro é de dois quilômetros - Por: Aldo V. Silva
 
 Distância entre um ponto e outro é de dois quilômetros - Por: Aldo V. Silva

Os votorantinenses que se utilizam das linhas de ônibus da Urbes - Transito e Transportes, que passam por Votorantim (Campolim e Interbairros) e com destino a Sorocaba, têm reclamado da distância entre os pontos de parada no trecho inicial da viagem. Isso porque os motoristas teriam recebido da Urbes a determinação para não parar nos pontos de Votorantim para o embarque de passageiros. Desta maneira, apenas duas paradas são feitas depois que os coletivos deixam o seu ponto final (em frente ao novo prédio da Secretaria da Fazenda, na avenida Adolpho Massaglia) em direção aos terminais sorocabanos. A primeira delas no retorno, ainda no trecho inicial da mesma via, e a outra a dois quilômetros, próximo ao Mercadão Campolim, na avenida Gisele Constantino.

Por conta disso, principalmente os moradores da região do Parque Bela Vista, que fica praticamente entre os dois pontos, têm de se locomover até um dos locais a uma grande distância para poder embarcar no coletivo, que apesar de passar pela avenida Gisele Constantino em frente a pontos da cidade de Votorantim, não realiza paradas. A situação é motivo de críticas para os usuários das linhas que se utilizam do serviço diariamente para ir ao trabalho. Na opinião deles, já que os ônibus de Sorocaba passam por dentro da cidade vizinha parando em dois pontos, não há motivos para não realizar o embarque de passageiros com menor intervalo. Além disso, durante a viagem de ida os motoristas param com maior frequência pelo caminho para o desembarque de passageiros, deixando de adotar o mesmo processo na volta por orientação da empresa. A Urbes foi questionada pelo Cruzeiro do Sul sobre o motivo pelo qual essa ordem foi passada aos motorista, porém, até o fechamento desta edição, não deu retorno à reportagem.

Mesmo não sendo diretamente afetada pelos itinerários de ônibus, a funcionária pública Maria das Graças desaprova a situação do transporte público entre as duas cidades naquela região. "Como trabalho na frente do ponto final, pego aqui e desço direto no terminal. Mas tem gente que precisaria pegar no meio do caminho e tem que optar por tomar o ônibus aqui ou no ponto do Mercadão, e para isso tem de andar vários quarteirões", diz. Ela utiliza o meio de transporte diariamente para se locomover do bairro Trujillo, em Sorocaba, até a Secretaria da Fazenda, onde o coletivo faz ponto final.

O advogado Luiz Carlos dos Santos também critica a falta de paradas no trecho entre as duas cidades. Ele conta que seu filho, que mora em Votorantim e estuda em Sorocaba, chegou a perder o ônibus ao esperar em um dos locais onde o coletivo não fazia parada, sem saber. "No primeiro dia de aula deixei-o em um ponto da avenida Gisele Constantino, imaginando que o ônibus iria parar. Porém o motorista só parou para dizer que os passageiros não poderiam embarcar ali. Desde então ele está tendo de tomar dois ônibus, sendo que poderia pegar em um local muito mais seguro, já que é próximo de casa", conta o advogado. Para ele, a solução para o problema é simples. "É só permitir que o ônibus parem nos pontos de Votorantim. É um absurdo não acontecer isso. Uma pessoa que vem de fora não sabe qual ponto é de cada município. As duas cidades deveriam conversar entre si e entrar em um acordo para resolver essa questão", sugere Santos.

A Prefeitura de Votorantim também foi questionada pela reportagem sobre uma possível intervenção, porém também não se manifestou até o fechamento desta edição.

O mesmo problema já foi destaque no Cruzeiro do Sul, quando em setembro do ano passado empregadas domésticas de Sorocaba que trabalham em condomínios de Votorantim reclamaram de mudança no itinerário de linha de ônibus da Urbes. (Supervisão: Marcelo Roma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim