domingo, 24 de março de 2013
Votorantim - Sorocaba - A integração entre os transportes públicos será possível?
Gazeta de Votorantim
Benjamim Pesce
Não é de hoje que os usuários dos transportes públicos de Votorantim e de Sorocaba aguardam melhorias em relação às linhas de ônibus que atendem ambas as cidades, principalmente nos bairros limítrofes, bem como almejam a integração entre os transportes, possibilitando o livre acesso aos terminais urbanos com o pagamento de apenas uma passagem.
A Gazeta de Votorantim conversou com o Prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves (PSDB) sobre estas questões.
(Gazeta de Votorantim – GV) Recentemente, houve uma reunião entre o senhor e um representante da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano). O que foi tratado? A Integração do transporte urbano de Votorantim com o de Sorocaba será possível?
(Erinaldo Alves – EA) A reunião foi com o Evandro Lossaco, que é um amigo e ocupa um cargo importante com relação ao transporte envolvendo regiões metropolitanas. Hoje temos o transporte interno, que é feito por uma empresa municipal. Grande parte da cidade é servida pelo transporte intermunicipal entre Votorantim e Sorocaba. Não é de hoje que se imagina um transporte integrado entre as duas cidades. Há um interesse das duas cidades, porém não é um assunto fácil para se resolver. Há a hipótese de Sorocaba se tornar uma região metropolitana. Isso cria em nós uma expectativa de termos esse sonho do transporte integrado com Sorocaba realizado. Essa é uma das características que envolvem soluções para as cidades conurbadas. Vamos torcer para que a região se torne metropolitana. Vamos atuar junto com o prefeito de Sorocaba, de forma mais abrangente para termos esse transporte. Tornar uma região metropolitana é um ato do governo do estado. Já houve tratativas de Sorocaba neste sentido e as coisas estão fluindo.
(GV) Recebemos reclamações de usuários das linhas da Urbes (Sorocaba) que atentem a região do Campolim, que os ônibus não podem parar nos pontos de ônibus pertencentes a Votorantim. Existe algum avanço no sentido de estabelecer uma parceria com a Urbes?
(EA) Um grupo aqui da prefeitura se reuniu nesta semana para debater essas adequações que aconteceram na Avenida Gisele Constantino, por parte de Sorocaba. Autorizei o primeiro contato do grupo e irei falar a respeito disso com o Antonio Carlos Pannunzio. (Prefeito de Sorocaba)
O que acontece é que a Avenida Gisele Constantino, faz a divisa dos municípios, na bifurcação da capelinha com a Avenida Adolfo Massaglia. Quem vem de Sorocaba, o lado direito pertence a Sorocaba e do lado esquerdo é Votorantim. A empresa de ônibus de Sorocaba vem pela avenida e segue até a Adolfo Massaglia, recebendo e soltando passageiros. Na outra pista, a empresa votorantinense discorda que os ônibus recebam e soltem passageiros. O mesmo acontece com a empresa de Votorantim, quando os ônibus descem vindo do Jardim Clarice. Quando descem, eles podem pegar e soltar passageiros. Quando sobem a Avenida São João e a Matheus Conegero, os passageiros não podem subir e nem descer. É uma situação incômoda. O passageiro não quer saber se é Votorantim ou Sorocaba. As empresas tentaram um acordo, sem sucesso. Vou falar com o Pannunzio para resolvermos isso. Agendei uma reunião com ele para tratarmos de uns 12 assuntos. Entre eles está a reforma do ponto final na rua Paula Souza, em Sorocaba, para quem usa o transporte intermunicipal.
(GV) Existe a possibilidade da criação das linhas: Votorantim/Uniso; Votorantim/UFSCar e Votorantim/Piedade?
(EA) Essas linhas são intermunicipais. Quem concede essa criação é um órgão do estado que permite que isso aconteça. Isto não é impossível. É uma questão de tomarmos iniciativa. Se essas linhas forem viáveis, pode caracterizar a aprovação. Eu não vejo isso como uma situação impossível.
(GV) Qual é o valor do subsídio da prefeitura no transporte municipal?
(EA) A prefeitura despende para o transporte normal de passageiros (não aqueles benefícios que se concede, como a redução do valor do passe e benefícios para os idosos, mas sim com o transporte real de passageiros), algo em torno de R$ 100 mil por mês. Vivo um reajuste financeiro neste momento. Esta difícil pra eu tomar uma decisão com coisas que venham a onerar ainda mais a prefeitura. Tenho problemas reais com adequação de pessoal e acertos pendentes, como todo mundo sabe, com o SAAE e outras empresas. A primeira coisa que preciso pensar é tornar viável o funcionamento da prefeitura. Não pretendo cortar o que tem hoje, mas não sei como será mais pra frente. Temos que ter os pés no chão.
(GV) O que o senhor pode falar em relação a proposta apresentada na Câmara dos Vereadores pelo vereador Bruno Martins (PSDB), para que as passagens custem R$ 1,00 no fim de semana e feriados?
(EA) O vereador Bruno avançou o sinal e foi falar diretamente com a empresa. Eles disseram que pode até ser de graça, desde que o município arque com as despesas. Para a empresa, tanto faz se o ônibus está cheio ou vazio. A despesa é a mesma. Eles anteciparam para o vereador, que se o município subsidiar, não haverá problemas. Só que creio que o benefício que concedemos no dia a dia, para quem vai trabalhar ou precise de ônibus para qualquer outra finalidade, é mais importante do que abaixar o preço no final de semana.
(GV) Até quando vigora a vigência da concessão para a empresa Auto-ônibus São João?
(EA) Por mais sete anos. Até 2020.
(GV) Existe projeto para construção de uma rodoviária em Votorantim?
(EA) Nesse momento, não cogito essa hipótese. Iniciamos um replanejamento da cidade. Temos um novo plano diretor e novos equipamentos urbanos para a cidade. Temos um terminal urbano interno, o qual está concedido a empresa de transporte por mais sete anos. Não sentimos a necessidade da criação de uma unidade, pela proximidade com Sorocaba. Mas não podemos desprezar a hipótese desse direito do povo votorantinense.
(GV) Existem planos para restabelecer linhas de trem entre Sorocaba e Votorantim?
(EA) Existe uma situação, que não torna inviável se pensar nisso. Existe um projeto do estado que fala de ramais turísticos. Neste projeto do estado, que eu participei de uma reunião, cogitou-se a possibilidade de Votorantim entrar neste ramal, utilizando os trilhos da estrada de ferro que estão sem uso. É um projeto que está em andamento. Recebi um bom material sobre isso. Pode ser que um dia se transforme em realidade.
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