Notícia publicada na edição de 17/04/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno A
Os policiais militares que atendem
os chamados no Centro de Operações da PM (Copom) de Sorocaba recebem
trotes, a maioria de crianças e adolescentes, e pedidos inusitados, que
nada têm a ver com a polícia, de como desbloquear um celular e para
chamar um táxi, por exemplo. O Copom de Sorocaba é regional e atende dez
municípios: Alumínio, Araçoiaba da Serra, Iperó, Itu, Mairinque, Salto,
Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba e Votorantim. Os trotes ocupam
desnecessariamente as linhas do 190, segundo o chefe do Copom de
Sorocaba, capitão Douglas Ricardo Ribeiro Alves. Dos 2.400 telefonemas
ao dia, 72 são trotes, diz o capitão. Os números são baseados na média
do ano passado.
Há mais trotes no horário de saída de escolas, conforme Alves. Por
experiência e algumas perguntas-chave, os atendentes geralmente
descobrem que se trata de uma chamada falsa. O problema maior é que
ocupam as linhas. Por conta disso, alguém que precisa de atendimento
rápido da polícia pode ter que esperar mais. Com maior quantidade de
celulares em uso, os trotes se tornaram mais comuns, diz o capitão. Ele
lembra que os pais que dão celulares aos filhos devem ensiná-los a não
fazer ligações para serviços de emergência sem necessidade.
Existe ainda outro tipo de trote, feito por criminosos e com o propósito
de afastar policiais de um determinado local para a prática de um
roubo, por exemplo. É mais comum em cidades menores, onde o efetivo
policial não é grande. Além dos trotes, há ligações para 190 que não se
referem a crimes e denúncias. São assuntos diversos, que não cabem à
polícia, de acordo com o capitão. Tem gente que pede conselhos sobre
problemas pessoais ou quer orientação jurídica. (M.R.)
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