quarta-feira, 17 de abril de 2013

190 - Pedidos inusitados atrapalham

Notícia publicada na edição de 17/04/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno A

Os policiais militares que atendem os chamados no Centro de Operações da PM (Copom) de Sorocaba recebem trotes, a maioria de crianças e adolescentes, e pedidos inusitados, que nada têm a ver com a polícia, de como desbloquear um celular e para chamar um táxi, por exemplo. O Copom de Sorocaba é regional e atende dez municípios: Alumínio, Araçoiaba da Serra, Iperó, Itu, Mairinque, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba e Votorantim. Os trotes ocupam desnecessariamente as linhas do 190, segundo o chefe do Copom de Sorocaba, capitão Douglas Ricardo Ribeiro Alves. Dos 2.400 telefonemas ao dia, 72 são trotes, diz o capitão. Os números são baseados na média do ano passado.

Há mais trotes no horário de saída de escolas, conforme Alves. Por experiência e algumas perguntas-chave, os atendentes geralmente descobrem que se trata de uma chamada falsa. O problema maior é que ocupam as linhas. Por conta disso, alguém que precisa de atendimento rápido da polícia pode ter que esperar mais. Com maior quantidade de celulares em uso, os trotes se tornaram mais comuns, diz o capitão. Ele lembra que os pais que dão celulares aos filhos devem ensiná-los a não fazer ligações para serviços de emergência sem necessidade.
Existe ainda outro tipo de trote, feito por criminosos e com o propósito de afastar policiais de um determinado local para a prática de um roubo, por exemplo. É mais comum em cidades menores, onde o efetivo policial não é grande. Além dos trotes, há ligações para 190 que não se referem a crimes e denúncias. São assuntos diversos, que não cabem à polícia, de acordo com o capitão. Tem gente que pede conselhos sobre problemas pessoais ou quer orientação jurídica. (M.R.)

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