sábado, 6 de abril de 2013

Alunos dividem quadra de esportes com pombos

 Rede Bom Dia
Tatiane Patron

 Pais reclamam da presença das aves que podem transmitir doença em escola municipal

Um ataque de pombos preocupa quem frequenta a Escola Municipal de Educação Fundamental Dides Crispim Antonio de Almeida, na Vila Garcia, em Votorantim. A denúncia foi feita por pais de alunos e vizinhos.

Há outros problemas que ocorrem dentro da instituição de ensino: mato, sujeira, falta de câmera de segurança e obras inacabadas.
O receio dos pais é a doença que pode ser transmitidas, já que  fezes da ave foram encontradas próximo à caixa d’água e na quadra, onde as crianças fazem as atividades físicas.

Além disso, há sensação de insegurança, já que a ronda escolar municipal fica no local apenas 10 minutos e uma vez por dia.
A empregada doméstica Zuleica de Lara, 64 anos, mora em frente à escola há quase quatro décadas: “A escola nunca foi pintada.” Outra moradora aponta as obras paradas. “Começam e nuca terminam”, diz a técnica em radiologia Lidiane Ribeiro, 27.

Prefeitura

  A Secretaria da Educação acredita que os pombos sejam atraídos à unidade por dois motivos. Um deles é que há uma área próxima a escola onde a comunidade tem o hábito de depositar lixo e restos de comida.

Outra seria a questão estrutural da construção do prédio, constatado pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, que estiveram no local e recomendaram a colocação de telas para evitar a permanência dos pombos no local.

A Secretaria de Meio Ambiente também foi acionada para fazer uma campanha de educação ambiental com a comunidade, conscientizando a população vizinha em relação aos riscos de alimentar as aves.
Quanto as obras, a Secretaria de Educação informa ter constatado a paralisação desde a gestão anterior e está levantando informações de contrato e estudos sobre o assunto para que haja a melhor solução. Sobre a quadra, a secretaria informa que o espaço está funcionando normalmente.

Conservação

A Secretaria de Serviços Públicos diz fazer limpezas constantemente na área.

Fim dos pombos

A Secretaria de Educação informa que já providencia a compra do material e implantação das telas para evitar a permanência das aves no prédio da escola.

Quadra

Alguns serviços estão sendo agendados para serem feitos pelo setor de manutenção de lazer e esporte da prefeitura.  

Pombos matam

A criptococose é uma doença transmitida por fungos  encontradas nas fezes secas da ave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim