Quem passar pelas unidades básicas de saúde de Votorantim até esta sexta-feira (26) pode fazer uma avaliação com dentistas para orientação e identificação de sinais de câncer bucal. A campanha começou na segunda-feira e tem como principal público alvo os maiores de sessenta anos, mas tem chamado a atenção de pessoas de todas as idades.
A diarista Dolores Alves da Silva, de 37 anos, aprovou a iniciativa. Ela esteve na unidade de saúde do Parque Bela Vista para agendar um exame e viu um cartaz da campanha. "Vou voltar aqui esta semana e vou querem passar pela avaliação, às vezes, não sabemos entender os sinais de alguma doença e quanto antes começar tratar é melhor", disse.
O casal Fátima Palmieri Vieira Ferreira, de 58 anos e Carlos Ferreira, de 61, estiveram na unidade de saúde para se vacinar contra a gripe e aproveitaram para avaliar a boca. Ambos não tinham nenhuma alteração que pudesse indicar problemas ou doenças e aprenderam que é preciso observar a boca com frequência. "em baixo da língua, normalmente as pessoas esquecem. Alguns acham normal ter algum machucado, mas é indicado avaliar", explicou o dentista Horácio da Cruz Moreira.
Quem usa próteses dentárias totais ou parciais, tem alguma alteração na boca, como feridas que não cicatrizam, manchas ou machucados deve procurar uma unidade básica de saúde de Votorantim até esta sexta-feira para a avaliação com o dentista. Lesões identificadas serão avaliadas e se houver suspeita de câncer de boca será feito o encaminhamento para confirmação do diagnóstico e tratamento.
SECOM (PMV)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.