A eleição envolveu mais de 5 mil estudantes das redes municipal e estadual de educação e faz parte de um projeto socioambiental de conscientização e preparação da comunidade paras as obras de drenagem que serão realizadas na região do Jataí.
Estudantes de dezesseis escolas de Votorantim estiveram envolvidos nas últimas semanas em um processo eleitoral muito importante e divertido: a eleição de um mascote para o projeto de drenagem das águas do Parque Jataí. Cinco espécies de animais que vivem na região disputaram a atenção e a adesão das crianças. O esquilo foi eleito com maior número de votos e passará a ilustrar material informativo e nortear várias ações de caráter socioambiental que serão promovidas na cidade.
As obras de drenagem consistem na construção de três bacias de contenção para a água escoada ao fundo do vale e acumulada na área alagada do córrego Itapeva e têm o objetivo de evitar possíveis enchentes. O volume total de retenção de água nos três piscinões será de aproximadamente 127.000m³, o equivalente a 50 piscinas olímpicas. Pela dimensão e importância do projeto, sua implantação está condicionada à realização de um projeto socioambiental sob a responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente de Votorantim, com acompanhamento da Caixa Econômica Federal (CEF) e da empresa responsável pela obra.
A proposta é difundir as informações junto à comunidade local num primeiro momento e posteriormente para toda a cidade. Para tanto estão sendo elaborados materiais didáticos e explicativos que vão desde informações técnicas da obra até sua importância para toda aquela região. As atividades envolverão pessoas de todas as idades e foram iniciadas com as crianças das dezesseis escolas da região, incluindo unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, municipais e estaduais.
A eleição do mascote foi a primeira atividade realizada e considerada importante para todo o desenrolar do projeto. "A comunidade escolar foi convidada a trabalhar com o tema, conhecer melhor os animais que vivem na região e eleger o mascote. A partir de agora, esse animal estará no material informativo e será um símbolo para aquela região em várias ações de conscientização e preservação que serão realizadas", frisou Ricardo Naccarati, diretor de Planejamento e Educação Ambiental.
Democracia e aprendizado
O esquilo foi eleito o mascote do projeto. A eleição envolveu 5.097 alunos das dezesseis escolas da região, sendo mais de três mil estudantes da rede municipal e quase dois mil alunos da rede estadual. Os outros animais que participaram da disputa foram o sapo cururu, a capivara, o teiú (lagarto) e o pica-pau-de-banda-branca.
A eleição foi oportunidade para as escolas trabalharem noções de cidadania e civilidade com as crianças, enfocando a escolha por meio do processo democrático e também a preservação do meio ambiente. "Cada professor preparou atividades de acordo com a faixa etária dos alunos, explicando sobre os animais, sua importância para o equilíbrio ambiental, valorizando o tema do ponto de vista local, uma vez que são animais da nossa região. Tudo isso serviu de preparação para a escolha do mascote", explicou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal "Gilberto Santos", do Parque Jataí, que tem 211 alunos com idade entre 04 e 10 anos.
Identificar os bichos que vivem perto de suas casas foi a oportunidade que chamou a atenção dos estudantes. Otávio Henrique Fernandes Inácio, de 7 anos, disse ter ficado empolgado com as fotos e as informações sobre os animais: "Gostei bastante de saber mais porque eu já gostava do esquilo. Também escuto o barulhinho na árvore e agora já sei que é o pica-pau", explicou o aluno do segundo ano.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.