quarta-feira, 17 de abril de 2013

Alunos da Etec de Votorantim começam a receber merenda fornecida pela Prefeitura

O prefeito Erinaldo Alves da Silva visitou a escola nesta quarta-feira acompanhado da secretária da Educação, Isabel Cardoso.

 

Os 650 alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Votorantim começaram receber merenda escolar oferecida pela Prefeitura a partir desta semana. A unidade existe há cinco anos, mas não contava com serviço de merenda o que era uma reivindicação antiga dos estudantes e da direção. Nesta quarta-feira (17) o prefeito Erinaldo Alves da Silva esteve na Etec para visitar a cozinha e acompanhar o serviço que vem sendo realizado.

Durante a visita, a diretora da escola, Leni Palmira Piccitelli, ressaltou a importância da ação: "Tentamos muitas vezes durante esses cinco anos e agora o senhor realizou nosso sonho. Ter a merenda é muito importante para os alunos que não precisam mais trazer o lanche, além de reduzir atrasos e até a evasão escolar", acentuou a diretora. Conforme o prefeito Erinaldo, o atendimento à necessidade dos alunos foi "uma questão de justiça" já que a legislação não estabelece a responsabilidade do município neste atendimento por se tratar de ensino técnico.

A secretária da Educação, Isabel Cristina Cardoso, também esteve na Etec e comentou que o fornecimento da merenda na Etec começou a ser deliberado já no mês de janeiro com prazo para o início do funcionamento em abril. "Assim que assumimos a secretaria, iniciamos uma reformulação do serviço de merenda e verificamos a necessidade de atender a Etec. Com o contrato revisto, demos início aos procedimentos para instalação da cozinha, que foi a parte que levou um pouco mais de tempo, mas conseguimos cumprir nossa meta e a merenda começou a ser servida na segunda-feira (dia 15)", detalhou a secretária.

25 mil refeições por dia

A Prefeitura de Votorantim é responsável pela alimentação em 65 unidades de ensino da cidade. Ao todo, são oferecidas cerca de 25 mil refeições por dia, em 48 escolas municipais, 12 escolas estaduais e quatro unidades do Programa de Amparo ao Menor (Proame), da Secretaria da Cidadania.

No início do ano, o serviço de merenda passou por uma reorganização com o objetivo de garantir a qualidade do serviço como um todo e especialmente de todos os componentes das refeições fornecidas a crianças, jovens e adultos da cidade, conforme explicou a secretária da Educação, Isabel Cardoso.

Na Etec, que começou a servir merenda esta semana, o cardápio oferecido é o mesmo das unidades da rede estadual e adequado à faixa etária dos alunos. A nutricionista Cláudia Lúcia Ventrella Camargo, da Secretaria da Educação, explica que todos os cardápios são elaborados em conjunto pelo setor de merenda da Prefeitura e pela empresa prestadora do serviço. "É preciso garantir todos os componentes necessários para o aluno de acordo com a idade e o horário que permanece na escola", destacou.

As crianças que estudam no período da manhã, por exemplo, recebem o café da manhã logo que chegam à escola porque comprovadamente a boa alimentação tem relação direta com o bom rendimento escolar. Para as faixas etárias menores, o cardápio inclui a chamada colação, que tem o objetivo de garantir a hidratação e aporte de vitaminas para as crianças entre uma refeição e outra, "Tudo isso é planejado detalhadamente observando as necessidades para cada faixa etária", acentuou a nutricionista.

SECOM (PMV)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim