quinta-feira, 25 de abril de 2013

Felipe Vian faz as malas para o Rio de Janeiro

Jornal Cruzeiro do Sul
Maíra Fernandes

Bailarino votorantinense é um dos seletos selecionados para integrar o time da renomada Lia Rodrigues Companhia de Danças


 - Por: Divulgação/André Pinto

O Rio de Janeiro é a próxima parada do bailarino votorantinense Felipe Vian, um dos seletos selecionados para integrar o time da Lia Rodrigues Companhia de Danças. Vian embarca hoje para a cidade, e dentre alguns dias já inicia com os demais bailarinos da cia. o processo de pesquisa para um novo espetáculo, que deve estrear ainda em 2013. "Estou super feliz por fazer parte deste grupo no Rio de Janeiro que é extremamente reconhecido no exterior e no Brasil pela sua linguagem, e também dizer que um grupo grande e importante é o que traz estabilidade para o bailarino, porque até então vivemos de projetos temporários com início e fim, e a companhia pode trazer uma estrutura para criar projetos de vida através da arte. É um momento muito importante pra mim", reconhece ele, que participou das audições para a escolha dos bailarinos no começo do mês. O teste aconteceu em dois momentos e durou três dias: primeiro ocorreu uma seleção do material enviado para a cia., contendo currículo e bagagem artística, e depois o teste no Rio de Janeiro com os bailarinos.

O contrato de Vian com a escola de dança é, primeiramente, pelo período de um ano, mas pode ser renovado. Por enquanto, o jovem ficará hospedado na casa de amigos, mas não tem previsão de volta para Votorantim. "Conheço o trabalho desenvolvido por eles, que têm uma pesquisa interna sobre movimentação. A diretora da cia., Lia Rodrigues, foi uma das primeiras pessoas a pensar dança contemporânea no Brasil, criou o festival Panorama Rio Dança onde trouxe artistas do exterior jamais visitados no Brasil. A cia. é extremamente conhecida pelo seu trabalho de vanguarda, tem linguagem peculiar de se mover e proporciona ao bailarino um ambiente para criação se tornando co-responsável pela obra existente."

O bailarino, que começou a fazer dança no Projeto Núcleo de Dança de Votorantim em 2003, explica que o fato de ter morado e estudado no exterior entre os anos de 2011 e 2012 foi imprescindível para o teste "Morei um tempo na Itália estudando dança no projeto Arsenale della Danza criado por Ismael Ivo, também morei em Nova Iorque onde fiz aulas em lugares e com pessoas importantes da dança no mundo. Lá também participei de muitas audições que foram importantes para aprender como fazer."

De acordo com Vian, que vinha desenvolvendo performances solo em diversos locais da cidade e região, para viver da sua arte hoje no Brasil é preciso estar atento com as possibilidades, e ter coragem para alcançá-las. "Eu realmente fico grato por todas as oportunidades que apareceram na minha vida, porque morar, viver e sonhar com arte no interior é muito difícil, colocar o pézão no mundo e conquistar seus objetivos não é uma tarefa pra qualquer um, precisa ter coragem e muita vontade para correr atrás do que a gente quer, especialmente no campo das artes", considera ele, feliz com o reconhecimento do trabalho.
Para conhecer o trabalho do bailarino: http://felipevian.tumblr.com/. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim