sábado, 27 de abril de 2013

Shoppings centers em Sorocaba geram 26 mil empregos

Ipanema online
Marilia Pagliato

Empregos na construção civil também estão em crescimento 
  Sérgio Ratto / Ipanema Online


Para quem acha que shopping é somente sinônimo de compras, praça de alimentação e cinema, está muito enganado. Os shoppings centers também são responsáveis por movimentar a economia local e, sobretudo, gerar novos postos de trabalho. Sorocaba, por exemplo, já virou referência na construção deste tipo de empreendimento na região. Basta reparar que além dos seis shoppings já ativos na cidade mais três estão com a construção a todo vapor. Isso significa que haverá pelo menos 26 mil e 700 novas vagas de empregos, criadas de forma direta e indireta, se levada em conta também o impulso que o setor provoca na construção civil.
Segundo o secretário de Relações do Trabalho, Luís Alberto Firmino, a cidade vem se destacando na geração de emprego. “Atualmente Sorocaba conta com mais de 40 mil vagas. Nos últimos anos geramos de 10 a 12 mil postos anuais e o grande responsável por essas oportunidades é o setor de serviços que vem crescendo em Sorocaba”, relata.
O primeiro empreendimento do gênero a recrutar funcionários neste ano será o Shopping Cidade Sorocaba com inauguração prevista para o dia 26 de setembro. O empreendimento na avenida Itavuvu soma um investimento de R$ 300 milhões. Serão pelo menos 362 lojas, área de alimentação e seis salas de cinema, distribuídas em 118.500 m². O local disponibilizará 11,5 mil empregos diretos e indiretos. Já o mês de outubro promete ser movimentado com a inauguração de dois shoppings na cidade: o Iguatemi Esplanada e o Pátio Cianê. O shopping Iguatemi Esplanada estima que vai precisar de mais mil trabalhadores na construção civil até a inauguração do empreendimento, além de oferecer 4.200 vagas de empregos, entre contratações diretas e indiretas, após o funcionamento efetivo. O investimento é de R$ 360,9 milhões, o maior valor entre todos os empreendimentos do gênero na cidade. O projeto conta com 200 lojas distribuídas em 39,5 mil m² de área construída. O Iguatemi fica entre Votorantim e Sorocaba, ao lado do atual Esplanada, e a empresa responsável pelo projeto já estima a expansão do empreendimento para 10 mil m² até o ano de 2018.
O Pátio Cianê Shopping, situado próximo ao terminal Santo Antônio, tem 27 mil m² de área construída e conta com 204 lojas. O shopping prevê gerar cerca de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos. Apesar da recente tragédia envolvendo o local, quando morreram sete pessoas após a queda de um muro da obra, em dezembro, o cronograma foi mantido pelo grupo Saphyr e pela empresa HSI, responsáveis pelo empreendimento. Com localização privilegiada, bem ao lado do terminal de maior fluxo de pessoas (são 94 mil por dia) e da avenida Afonso Vergueiro, por onde trafegam cerca de 22 mil veículos, o shopping deve movimentar a região central da cidade, atingindo os mais diversos públicos.

Importância na economia local

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Cesar Almeida, os investimentos feitos pelos shoppings centers da cidade têm muita importância para a economia local. “Sorocaba é um polo de desenvolvimento regional, é referência para populações de quase 80 cidades. O município vem passando por um forte ciclo de crescimento nos últimos 10 anos e isso atrai investimentos em todos os setores de sua economia, inclusive dos shoppings”, aponta.
Sendo assim, para aqueles que buscam uma vaga no mercado de trabalho essa é hora certa, pois o emprego está em alta na cidade, ainda mais se tratando do setor de serviços. “A cidade vem se posicionando em um espaço bastante interessante de investimentos e automaticamente gerando oportunidade. O setor industrial contrata bastante em Sorocaba. E os setores de serviço, construção civil e imobiliário também vivem uma época favorável. Pretendemos pelo menos manter esse crescimento de empregos”, completa o secretário Firmino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim