segunda-feira, 22 de abril de 2013

Votorantim realiza campanha para prevenir e detectar câncer bucal

 Notícia publicada na edição de 22/04/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A

A Secretaria da Saúde de Votorantim promove, a partir de hoje até sexta-feira, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal. Quem passar pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), durante seus horários de funcionamento, será convidado a fazer uma avaliação bucal para identificação de lesões e de possíveis suspeitas de câncer. O atendimento será feito pelos dentistas, que também prestarão orientações sobre cuidados e a importância do auto-exame. Idosos, pessoas que tenham próteses ou alterações na boca, fumantes e quem ingere álcool diariamente são o público-alvo da campanha, que objetiva o diagnóstico precoce.


A secretária da Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozotto Moraes, explica que a avaliação bucal é feita neste período para aproveitar a maior procura das unidades de saúde, especialmente pelos idosos, devido à Vacinação contra a Gripe. "Queremos atingir principalmente aqueles que têm mais de 60 anos, especialmente quem usa próteses totais ou parciais na boca, mas todos os interessados poderão passar pela avaliação com os dentistas", explicou a secretária.
O objetivo da campanha do câncer bucal é chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, pois é comprovado que o tratamento em fase inicial tem mais chance de sucesso e cura. O dentista Fernando de Paula Souza Júnior, diretor de Odontologia da Secretaria da Saúde, explica que existem sinais importantes a serem observados na boca e todas as pessoas devem adquirir o hábito de fazer um auto-exame. "Com um espelho e também com a ponta da língua é possível identificar alterações e se elas forem encontradas, a avaliação com o dentista é indispensável", orienta.
Entre os sinais que precisam ser avaliados, conforme apontamento do profissional, estão feridas que não cicatrizam, manchas ou alterações nos tecidos moles, gengiva, céu ou assoalho da boca, garganta ou lábios. "Muitas pessoas desconhecem, mas quem não tem dentes deve ficar ainda mais atento ao aparecimento dessas alterações, especialmente devido ao uso de próteses, que podem ocultar o problema ou causá-lo, machucando a boca devido ao ajuste mal feito", destacou Souza.
Além das pessoas que têm poucos dentes ou usam próteses dentárias, o chamamento da Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal é reforçado para quem tem alguma alteração na boca, fumantes e pessoas que consomem álcool regularmente. (Andrea Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim