Estudar os fenômenos naturais como terremotos, erosão e vulcões foi uma experiência bem diferente para alunos do quinto ano da Escola "Helena Pereira de Moraes", no centro de Votorantim. O aprendizado foi além da sala de aula, dos livros de ciências e das pesquisas realizadas, já que a classe enfrentou o desafio de reproduzir e explicar cada fenômeno para os demais alunos da escola e para os pais que fizeram uma visita à escola nesta segunda-feira (27).
Para a professora Conceição Capeli Venâncio, a atividade cumpriu o objetivo e superou as expectativas. "Eles se interessaram, buscaram mais informações para aprender sobre o tema que escolheram, essa era a proposta. As apresentações surgiram depois e eles demonstraram estar preparados para compartilhar o que aprenderam", orgulhou-se a professora.
Quem pensou que o grupo ficaria inibido para as apresentações, se enganou. Os visitantes foram disputados pelos autores das maquetes prontos para dar uma explicação e comentários sobre por que o Brasil não tem terremotos ou quais são os sinais de que um vulcão adormecido entrará em erupção. "O magma está lá embaixo e tem muita pressão. É como a panela de pressão que temos em casa." Comparou Samuel Henrique Fogaça, de 10 anos, ao mostrar o vulcão que construiu.
Júlia Proença de Camargo, de 10 anos, empolgou-se ao contar que a produção do vulcão em argila foi a parte que mais gostou do trabalho. "Meu irmão me ajudou, ele sabia como fazer o meu vulcão borbulhar", contou Júlia ao fazer a mistura de corante, vinagre doméstico e bicarbonato de sódio para atender os pedidos de mais uma erupção.
Os tremores de terra também atraíram a atenção dos alunos e as cidades destruídas pelos terremotos fizeram parte da exposição. Uma delas era das alunas Vitória Miranda Garcia, 9 anos, e Cauani Ribeiro Oliveira, 10 anos. "As placas se chocam e causam o tremor, que destrói muita coisa e deixa rachaduras. A melhor parte é que no Brasil não tem terremoto", concluiu Vitória.
Os danos causados pelo homem e os efeitos dos fenômenos na natureza e aos seres humanos, também foram motivos de reflexão dos alunos. "Quando a pessoa desmata, as pedras e a terra vão para dentro do rio e acontece a erosão. Outro dia, vi uma estrada cheia de erosão, agora sei porque tinha aquele caminho aberto", comentou Vitória Rodrigues da Rosa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.