Em uma iniciativa da Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, a Escola "Dides Crispim de Almeida Afonso", na Vila Garcia, em Votorantim, deu início nesta semana a um programa para conscientizar e mobilizar a comunidade sobre a importância de preservar e cuidar dos espaços coletivos, como a própria escola, o seu entorno, ruas, calçadas e terrenos do bairro. O primeiro desafio da ação, que foi batizada de "Cuidando do nosso bairro", é reduzir o descarte irregular de lixo e entulho na área ao redor da própria escola, o que tem atraído pombos, ratos e insetos.
A diretora, Magali Robles Lima, explica que a proposta é estimular uma relação mais respeitosa com a unidade de ensino frequentada diariamente por 460 crianças de 6 a 10 anos. "Pode não parecer, mas o lixo é recolhido regularmente e, em poucos dias, o entorno da escola fica como estava, com móveis velhos e todo tipo de material descartado, sendo que o bairro conta com a coleta de lixo normalmente e também é atendido pela coleta seletiva", destacou a diretora.
A abertura da ação foi realizada em duas palestras do diretor de Educação Ambiental Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Ricardo Nacarati, para alunos dos períodos da manhã e da tarde. Na apresentação, o diretor falou sobre a degradação do meio ambiente causada pela ação do homem e abordou a geração de lixo e descarte adequado. Também foram explorados vários exemplos sobre condutas inadequadas: "O lixo atrai bichos, insetos e com eles vêm as doenças que colocam em risco as próprias pessoas. Neste caso, na Vila Garcia, o risco é para as crianças da escola e precisamos conscientizar a comunidade sobre isso", acentuou Nacarati.
O programa será desenvolvido até o final do ano com atividades pedagógicas para os alunos e também orientações para familiares das crianças e a comunidade. Para isso, já foi firmada uma parceria com a Associação dos Moradores da Vila Garcia. "Levaremos o tema para as salas de aula, nas aulas de ciências e língua portuguesa, por exemplo. Encerraremos com um projeto de poesias em outubro. Nosso objetivo é envolver a todos com esse propósito de resgatar o valor do espaço público", resumiu a coordenadora pedagógica Cláudia Corazza Mome.
Outras secretarias municipais também estarão envolvidas com as atividades, como a Secretaria de Serviços Públicos, responsável por recolher o material descartado e instalar placas estimulando que os espaços sejam mantidos limpos.
SECOM (PMV)


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.