quarta-feira, 15 de maio de 2013

Projeto “OAB vai à escola” leva aos alunos do Ensino Médio palestra sobre pedofilia e abuso sexual




Quem recebeu o projeto desta vez foi a Escola Estadual “Prof. Wilson Prestes Miramontes”

A Ordem dos Advogados do Brasil, da Subseção de Votorantim, organiza o projeto “OAB vai à Escola”, que é realizado nas escolas estaduais da cidade, onde são ministradas palestras gratuitas por advogados voluntários, com o objetivo de informar os jovens sobre diversos assuntos referentes ao seu cotidiano e à comunidade em que ele vive. Hoje, dia 15 de maio, quem recebeu a palestra foram os alunos do 2º ano do Ensino Médio e eles escolheram como tema “Pedofilia e Abuso Sexual”.
A palestrante foi a advogada Michele Zanetti Bastos, que também é a presidente da comissão do projeto, que falou sobre um tema muito delicado, mas que precisa ser abordado, para que a pessoa que passar ou ver alguém passando por uma situação como essa, sabia quais providências adotar. Foi explanado sobre o que é pedofilia, que é uma perversão sexual praticada por uma pessoa maior de 16 anos contra uma criança de menor de 13 anos. Também foi retratado como é o perfil do pedófilo, que geralmente são pessoas próximas da família, como pai, padrasto, tio, irmão mais velho... E que comumente são pessoas que já foram molestadas na infância.
Os danos causados à criança que passa por isso são graves, como problemas psicológicos, comportamento rebelde, violento ou isolamento. Além de buscarem fugas para o problema, possivelmente indo para o mundo do crime ou das drogas.
A palestra também ensinou como a pessoa pode buscar ajuda, que a vítima está protegida pela lei, devendo procurar a direção da escola, Conselho Tutelar, Polícia Militar.
“Infelizmente, vários destes jovens já devem ter passado por uma situação como essa, mas muitas vezes por medo ou por se sentirem culpadas, não denunciaram. O nosso objetivo é orientá-los e mostrar como buscar ajuda”, declara a Dra. Michele Zanetti Bastos, que também é sócia do escritório de advocacia “Ferraz & Bastos”.

Nas próximas semanas serão ministradas nesta escola as seguintes palestras:
- Em 22 de maio, os alunos do 3º ano do Ensino Médio escolheram o tema “Direitos dos trabalhadores – urbano, rural e doméstico”.
- No dia 25 de maio acontecerá um evento na escola e os advogados voluntários do projeto ficarão à disposição da comunidade, dando orientação jurídica.
- E no dia 29, finalizando ciclo de palestras de maio, os alunos do 1º ano do Ensino Médio assistirão à palestra com o tema “Drogas e Entorpecentes”.
Todas as palestras iniciam às 10 horas. A Escola Estadual “Prof. Wilson Prestes Miramontes” fica na Rua Levante Santucci, S/Nº, na Vila Santo Antonio, em Votorantim.
A escola que tiver interesse em receber o “OAB vai à escola”, pode entrar em contato através do telefone (15) 3016-5278 ou pelo e-mail ferrazebastos@adv.oabsp.org.br


Juliana Ferraz
Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim