Profissionais da educação municipal e estadual participam do evento que tem palestras de convidados, momentos de reflexão e interação. Nesta quinta-feira (04), às 9h30, Fátima Freire, do Instituto Paulo Freire, falará sobre "Aprendizagem significativa na educação integral".
Com o tema "Educação integral: desafios e possibilidades", o 5° Congresso de Educação de Votorantim foi aberto na tarde desta quarta-feira (03) e prossegue até a sexta-feira (05), no Auditório Municipal "Francisco Beranger". O evento é gratuito, promovido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Educação e destinado aos profissionais da educação das redes municipal, estadual e particular.
A abertura oficial contou com a presença de autoridades que juntamente com os participantes receberam as boas vindas da secretária da Educação, Isabel Cristina de Moraes Cardoso. Em sua fala, a anfitriã também explorou o tema central do congresso destacando o conceito de escola integral e "A necessidade de uma reflexão sobre a escola que a sociedade deseja e como deve ser uma escola formadora de cidadãos. Discussão essa muito oportuna devido ao momento de reivindicações que ocorre em todo o Brasil, em que se cobra qualidade da educação e precisamos pensar do que estamos falando, que qualidade é essa", frisou.
A primeira palestra do Congresso foi com o pesquisador e escritor César Nunes, doutor em Educação e livre docente no Departamento de Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Prendendo a atenção dos presentes do começo ao fim, Nunes abordou "A educação emancipatória na filosofia da educação integral" destacando que aprender é uma condição do ser humano desde a concepção até a morte e que na escola e na sociedade a obediência é um foco ultrapassado.
Conforme Nunes, a educação tem que ser participativa, tolerante, moderna, humanista, dialógica e emancipadora, não cerceadora. "Obediência não convence mais ninguém, é preciso educar para o respeito. A escola moderna não deve ser vista e não deve funcionar como mediadora e preparadora para o mercado de trabalho, não é lugar de seleção e de exclusão, a escola não é local de cobrança. Escola é direito, é o local onde se recebe tudo de melhor que a humanidade já acumulou, escola é herança e preparo para a vida social, emancipatória, portanto.", completou.
A programação
O 5° Congresso de Educação de Votorantim continua nesta quinta e sexta-feira, das 8h às 17h. No intervalo das palestras há intervenções com a Companhia Tempo de Brincar, com aperitivos culturais, cantigas e interação com o público.
A programação desta quinta-feira (04) tem como destaque a palestra de Fátima Freire Dowbor que trabalhou como educadora em diversos países e acompanhou seus pais Elza e Paulo Freire no exílio. Formada em Pedagogia pela PUC/SP e Psicopedagogia pelo Instituto Jean Jacques Russeau (na Suíça), entre outros títulos, Fátima é Mestra em Semiótica pela PUC/SP e membro do Instituto Paulo Freire. A apresentação terá como tema: "A aprendizagem significativa na perspectiva da educação integral".
No período da tarde, às 14h30, a palestra será com Thereza Penna Firme, Ph.D. em Educação e Psicologia da Criança e do Adolescente, atualmente coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio e membro da Associação Americana de Avaliação (American Evaluation Association). A convidada explorará "Os avanços da avaliação no século 21 no contexto da educação integral".
Na sexta-feira (05), último dia do Congresso, para as 9h30, foi reservada a palestra "Políticas públicas na educação integral", com o doutor em Educação, Gaudêncio Frigotto, autor de diversos livros e conselheiro editorial de sete revistas nacionais e uma internacional. No período da tarde, a partir das 14h30, a professora Sandra Bozza, especialista em Ciências Sociais da Educação e professora de pós-graduação com foco em alfabetização, letramento, aprendizagem e leitura, abordará o tema "Letramento na educação integral".
A realização do congresso faz parte das ações destinadas à formação continuada dos profissionais da rede municipal, atendendo o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Municipal de Educação e o Estatuto do Magistério Público Municipal.
SECOM (PMV)
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