terça-feira, 23 de julho de 2013

"Feche os Olhos para Olhar" será apresentado nesta sexta e sábado

A desCompanhia de dança de Curitiba apresenta nesta sexta-feira (26) e sábado (27) o espetáculo "Feche os Olhos para o Olhar", no auditório Municipal "Francisco Beranger". A apresentação que é gratuita acontece a partir das 19h30.

 

A desCompanhia de dança foi criada em outubro de 2000. A desCompanhia vem consolidando sua trajetória no cenário artístico contemporâneo sempre acreditando e investindo no trabalho diário de investigação do corpo, na pesquisa continuada, na busca por uma estética particular e no processo colaborativo como método de criação.

 

Utilizando a ideia do corpo único como matéria prima, a pesquisa é pautada na busca do movimento autoral, trazendo para a cena uma fisicalidade poética. Atenção, presença e consciência norteiam o trabalho diário.

 

Persistindo em uma perspectiva fenomenológica, o espetáculo "Feche os Olhos para Olhar", mais que uma reflexão é uma construção viva sobre o olhar. Uma experiência em tempo real. Assim como uma espécie de jogo, o espetáculo vai se revelando através de uma organização espontânea. A criação foi permeada por um desejado sentimento de estranheza, devolvendo na mesma proporção um estado de atenção, um olhar de espanto, um olhar de coisa nova.

 

"Esse sempre foi o caminho perseguido pela desCompanhia de dança. Durante o período de um ano e meio nos envolvemos apaixonadamente pelo estudo sobre o olhar. E então chega o difícil momento de fazer escolhas. É como se não conseguíssemos abrir mão de preciosas descobertas. Porém com o conhecimento de causa e olhares tão sensíveis de todos os envolvidos na criação, a dramaturgia do espetáculo foi sendo tecida suavemente, bem-vinda de uma necessidade. O interesse pelo olhar nos proporcionou uma grande aventura por vários universos; da literatura explorando a poesia de Sergio Fingermann e de Alberto Caeiro, da filosofia mergulhando de corpo e alma nas obras de José Gil, Merleau Ponty e Georges Didi Huberman, das artes plásticas refletindo sobre apreensões nas obras de Cézanne e Paul Klee", diz Cintia Napoli, diretora da companhia.

 

SECOM PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim